1
resposta

Skills

Olá! Eu tenho facilidade com Hard Skills e o contrário em relação às Soft Skills. Quanto a isso, percebo que pessoas que possuem melhor desempenho com Soft Skills tem uma certa "vantagem" por as Hard Skills terem a possibilidade de se desenvolver com mais facilidade e sendo até algo que a própria empresa pode moldar. Gostaria de saber como posso fazer para melhorar minhas Soft Skills mas principalmente na questão de comunicação.

1 resposta

Oi Amanda!

Que legal tu trazer isso aqui, porque muita gente passa por essa dificuldade e não tem coragem de admitir. Já é um baita passo tu reconhecer que quer desenvolver as soft skills, especialmente a comunicação que, sinceramente, é uma das mais desafiadoras pra muita gente, inclusive pra mim.

Eu também sempre tive mais facilidade com coisas técnicas e lógicas, mas fui percebendo que saber se comunicar bem muda tudo: nos estudos, no trabalho, nos relacionamentos… e o mais legal é que dá pra desenvolver sim, mesmo que aos poucos.

O que tem me ajudado:

• Observar boas comunicações (em vídeos, reuniões, ou até no dia a dia). Eu comecei a reparar em como as pessoas que eu admiro se expressam, como organizam as ideias, o tom de voz, a escuta ativa e com tudo isso analisado dá pra começar a treinar.
  • Praticar em pequenos espaços seguros, tipo dar uma ideia num grupo de estudos ou gravar um áudio bem pensado pra um colega. Não precisa começar falando em público, sabe?
  • Pedir feedback de pessoas da tua confiança, pra saber o que tá indo bem e o que pode melhorar.
  • E, principalmente, se respeitar no processo. Tem dia que flui, tem dia que trava, mas cada conversa já é um treino.

Uma coisa que eu aprendi é que comunicação não é só falar bem, é criar conexão. E tu já tá fazendo isso aqui, compartilhando tua experiência com tanta clareza. Isso já é comunicar com potência!