1
resposta

situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

Uma situação do tipo que me vem a mente foi quando no fundamental iniciei com estudo de frações, era incrível o quanto não conseguia assimilar o conteúdo e meio que coloquei na mente que seria algo impossível, esse tipo de pensamento me levou a reprovação e tive que refazer a série no ano seguinte, após vivenciar perder um ano letivo fui impulsionado a não passar por essa situação novamente e realmente conseguir aprender sobre frações.

Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.

se logo de inicio não entender, buscar rever em outras fontes, pois com auxilio da rede contendo diversas metodologias, certamente algumas delas se enquadrará ao nosso perfil de aprendizagem.

buscar tornar o assunto simples, transformar o assunto de forma que uma criança possa compreender.

buscar ajuda de pessoas com mais conhecimento quando necessário.

1 resposta

Oi, Wandeson!
Frações também foram um desafio pra mim na escola, e acredito que o que você trouxe sobre a mentalidade limitante é um ponto-chave.
Quando acreditamos que algo é “impossível”, acabamos mesmo presos na zona de estresse, e isso bloqueia o aprendizado.

Achei excelente suas 3 atitudes para sair mais rápido dessa zona:

  • Procurar fontes alternativas com diferentes abordagens;
  • Simplificar o conteúdo para facilitar a compreensão;
  • Pedir ajuda quando necessário algo tão simples e poderoso.

Essas estratégias mostram que você já está bem alinhado com os princípios do “aprender a aprender”!
Parabéns pela virada que você deu e pelo aprendizado que tirou disso tudo!

Se a resposta te ajudar, marque como solucionada.