Ou exitem outras técnicas para eu recomendar ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ou exitem outras técnicas para eu recomendar ?
Oi Leandro, acho que esse é o exemplo mais simples, mas não acho que seja só baseado em notas não. A similaridade dos usuários pode ser baseada em outro parâmetro.
Quando abrimos o site da amazon por exemplo, temos aquela área que diz: "Usuários que compraram X também compraram Y". Pegou a ideia?
A recomendação também pode usar como base outros aspectos, por exemplo, a combinação de dois produtos: Usuários que compraram X e também compraram Y, compraram esses dois itens por que? Por que eles se combinam de alguma forma?
"Usuários que compraram caderno, também compraram Lápis". A relação está entre os produtos (incluindo o usuário como elo mais fraco talvez) ao meu ver, mas posso está errado.
O algoritmo de User Based Similarity , trabalha desta forma... Mas existem outras abordagens, como por exemplo utilizar regras de associação, que é o exemplo que o Wanderson citou acima. Podemos utilizar algoritmos classificadores baseados no perfil do usuário para recomendar algo também. Enfim as abordagens são várias. Se quiser se aprofundar mais no assunto e curtir Java de uma olhada na Weka API, que é uma biblioteca voltada para machine learning.