Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sistema operacional no container

Uma das ideias do uso de container é tirar a necessidade da instalação de um sistema operacional em máquinas virtuais, inclusive no Windows o Docker precisa de uma micro imagem Linux rodando na camada anterior. Quando utilizamos imagens de SOs como Ubuntu utilizado na aula, o container se torna uma segunda máquina virtual, rodando o Ununtu acima do Alpine? Quando instalado um SO ele realmente se torna uma camada a mais e os programas serão contidos nesse novo SO funcionando como uma máquina virtual comum?

4 respostas

Opa Marcelo, tudo beleza?

Cara, não sei se eu entendi bem a sua pergunta mas vamos lá!!

Quando utilizamos imagens de SOs como Ubuntu utilizado na aula, o container se torna uma segunda máquina virtual, rodando o Ununtu acima do Alpine

O container que funciona como um processo isolado neste caso tem um comportamento semelhante ao de uma máquina virtual, porém ele compartilhar informações do sistema host no caso o Alpine.

Quando instalado um SO ele realmente se torna uma camada a mais e os programas serão contidos nesse novo SO funcionando como uma máquina virtual comum?

O que o container irá instalar para vc será apenas a estrutura de diretórios e os comandos nativos do sistema a ser instalado no caso o Ubuntu. Sim a imagem seria mais uma camada que irá usar informações do sistema hospedeiro (host). O Docker em si por padrão todas as imagens se vc verificar dentro delas é a estrutura de um sistema linux com diretórios.

Espero ter ajudado! Um abraço e bons estudos!!! :-)

Obrigado pela resposta Thiago! Então o Docker instalaria no próprio Alpine as bibliotecas básicas de um Ubuntu dentro daquele container? A grosso modo, dentro daquele container ele "transformaria" o Alpine num Ubuntu ?

solução!

Então o Docker instalaria no próprio Alpine as bibliotecas básicas de um Ubuntu dentro daquele container?

Exatamente. Mas essas informações ficam no container.

A grosso modo, dentro daquele container ele "transformaria" o Alpine num Ubuntu ?

Sim, a grosso modo sim

Pense no container como se fosse um processo totalmente isolado, com sistemas de arquivos e que usa o seu SO como base. Por este motivo que é rapido de vc subir e derrubar um container. Mais pra frente vc vai ver como criar imagens customizadas aí vai ficar mais claro

Maravilha Thiago! Muito obrigado pelas respostas, me esclareceu muito!