1
resposta

Sistema Operacional

Olá tudo bem?

Então, como muitos usuários, meu sistema é Windows e eu simplesmente travei na parte de conectar a vm, já olhei outros comentários para tentar entender como se faz, mas realmente está complicado de entender, não teria como montar um passo a passo (bem explicativo, pois os que tem, sendo sincero, parece que vocês estão falando com pessoas com experiência nos recursos citados e as vezes a pessoa nem faz ideia de como utilizar), então seria de suma importância um passo a passo bem coerente com todas as etapas bem claras ou simplesmente acrescentar um vídeo para as pessoas que usam Windows.

Desde já agradeço.

1 resposta

Olá, Vinicius.

Tudo bem?

Vou deixar um passo a passo de como você pode fazer para se conectar a sua máquina virtual do Linux que está no portal do Azure, pelo terminal da sua máquina local Windows.

1. Primeiro você precisa já ter criado a VM(Máquina Virtual) no portal do Azure e baixado o arquivo do SSH (.pem), já copia o caminho do arquivo no seu computador, vai ser necessário.

2. Depois disso, no portal do Azure, entra na sua VM e em "Visão geral" clique em "Conectar", veja no print a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3. Agora, clique em (1) "Selecionar" da opção "SSH Nativo", (2) cole o caminho para o seu arquivo "curso_alura.pem" (veja que no meu caso deixei ele em downloads mesmo e passei o caminho para downloads), (3) Copia o comando para utilizar no terminal.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4. Agora abra o seu terminal do Windows local como administrador e cola esse comando que você copiou do SSH, prontinho :D estará conectado a VM Linux via terminal do Windows.

OBS: Só dará errado se o caminho do arquivo (.pem) estiver errado.

Para saber se deu certo: No terminal quando você ver que o nome mudou para algo como: azureuser@curso-alura-vm:~$, quer dizer que já está na VM.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software