Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sistema interno de cadastro de erros em Web

Bom dia pessoa, tudo bom?

Estou com uma dúvida que não consegui encontrar na internet, é uma dúvida bem específica,

Então, sou estagiário em TI numa empresa de vendas brasileira, trabalho no Centro de Distribuição, aqui temos muito trabalho operacional, e também muitos erros operacionais.

Quando há erros operacionais, os supervisores preenche uma planilha no Excel e nos enviam para ficarmos cientes dos erros, gerar gráficos, gerar relatórios, essas coisas. Porém, fica muito difícil analisar o que está acontecendo pois o cadastro de erros não tem um padrão, cada um escreve de uma forma o mesmo problema.

Eu gostaria de desenvolver um sistema em Web para no computador, o supervisor entrar na URL e lá ter todos os campos para ele preencher e cadastrar um ou mais erros, já trazendo nome, matrícula, hora de cadastro, turno, etc, tudo no momento do cadastro.

Passando toda essa introdução, minhas perguntas são: Como funcionaria esse sistema? Como subiria esse sistema web para que apenas na empresa tenhamos acesso através da rede? Preciso de um computador para esse arquivo? Eu não posso salvar isso no banco de dados, é possível salvar no Access como se fosse um banco de dados (é realmente importante pra mim saber se é possível fazer essa exportação de dados)?

Estou estudando HTML, CSS e Javascript ainda para desenvolver esse sistema, existe mais alguma outra línguagem que preciso saber para conseguir desenvolver esse sistema?

Desculpem-me a pergunta gigante, devo ser conhecidos pelas maiores perguntas no Fórum, se puderem me ajudar, serei eternamente grato, um grande abraço a todos!!!

7 respostas

Oi Eduardo, tudo bem? Bom, sendo esse sistema uma plataforma web, onde hospedar depende de algumas perguntas: Tudo acontece dentro da mesma empresa (prédio) ou ela é distribuída com várias filiais? Se for um prédio só você pode ter um computador na rede que funcione como servidor, o que acredito ser simples de fazer mas não é prático.

A melhor forma acredito que seja hospedar em um servidor na web mesmo. Dependendo da linguagem e banco de dados que vá utilizar, esse servidor vai mudar.

Se tratando de aplicações web, o access não é comum de ser utilizado e não sei ao certo dizer se tem um servidor web que suporte esse banco, provável que os da plataforma microsoft suporte, mas não posso garantir - recomendo que use o MySQL e depois verifique uma forma de exportar do MySQL para o Access.

Bom, caso use MySQL ou algum outro banco popular, saber HTML, CSS e JS já é o suficiente pra criar essa plataforma. Isso por que você pode usar o NodeJS - que tem curso aqui na Alura - pra fazer essa aplicação.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Obrigado pela resposta, Wanderson!

Então, seria no mesmo prédio sim, trabalho no Centro de Distribuição, onde tem a operação e ocorre os erros de operação.

O problema do MySQL é que o pessoal do TI são muito rigorosos quanto a isso, sou estagiário de TI mas trabalho no Controle de Produção, fora da equipe de TI, só que o pessoal de TI não desenvolve essa ferramenta pra gente, o que atrapalha muito, então tomei a iniciativa de fazer.

Falei do Access porque ele poderia salvar os erros como linhas, ou poderia usar o Excel, mesmo sabendo que nenhuma das duas opções que citei agora são viáveis, mas acho que é o que tem.

Não sei se C# tem algum privilégio com essas ferramentas, como é tudo Microsoft deve ter.

Eu vou tentar conversar com o pessoal para liberar o MySQL, mas se tiver mais sugestões para esse problema, sou todo ouvidos.

Vou deixar a dúvida aberta por enquanto, beleza? Muito obrigado!!

Não entendi o que quis dizer com: Falei do Access porque ele poderia salvar os erros como linhas.

Cada erro operacional cadastrado gera uma linha.

Seria uma tabela com as colunas Matrícula, Nome, Erro, Data, Motivo do Erro, Setor...

Cada cadastro geraria uma linha nessa tabela, e eu salvaria cada linha em algum lugar, entendeu? Tipo no MySQL, só que no Access ou no Excel.

É, infelizmente aqui eles usam muito o Excel, usam Excel como banco de dados local :(, aí é o que eu tenho.

solução!

Pesquisando aqui, encontrei esse pacote que permite com node criar as planilhas do Excel Eduardo: https://www.npmjs.com/package/excel4node

Ela é bem nova, mas pode já ser um caminho. Faz alguns testes.

Caramba, show de bola. Vou fazer os testes e te retorno :D!

Valeu Wanderson, é isso mesmo. Muito obrigado!!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software