Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sistema de banco de dados interno

Olá amigos, Estou pretendendo implantar o sistema de banco de dados MySQL internamente na minha empresa, para operar apenas nas máquinas internas. É possível usar o sistema desenvolvido no curso, deixando a máquina onde está instalado o Xampp (com o banco de dados MySQL e o Apache) como servidor de dados, sem precisar subir o sistema em um provedor na internet? Hoje, utilizamos o compartilhamento de arquivos do Windows para acessar o banco de dados atual (que é baseado em arquivos DBF). Se for possível isto que pretendo, como deveria fazer a conexão ao banco servidor? Tentei várias formas, porém tive vários problemas como por exemplo, interrupção do compartilhamento das pastas e dos arquivos do servidor... Tenho que tomar algum cuidado com relação à segurança?

4 respostas
solução!

Oi Fabrizio, tudo bom?

É possivel sim, dependendo da sua máquina e da quantidade de pessoas que usarão o sistema. Seria interessante você preparar a infra-estrutura do seu ambiente interno antes. Uma máquina windows pode ser bastante vulnerável sem uma boa preparação de infra.

Se sua base está em DBF é interessante converter para mysql, assim você consegue importar pelo phpmyadmin =)

Ou, você pode utilizar alguma linguagem mais proxima da microsoft pra isso. Acredito que em c# você teria um suporte maior nesse quesito para seu tipo de base.

Um ponto que é interessante de comentar é que com o conteudo visto até esse curso alguns conceitos sobre manutenção de código como Orientação a Objetos e padrões de arquitetura como MVC ainda não foram comentados. Aplicações estruturadas costumam ser mais dificeis de manter de forma produtiva. Apenas no proximo curso (php e mysql 2) que é comentado sobre sql injection e alguns problemas de segurança em relação ao banco.

Aqui na alura a gente tem a carreira de infraestrutura e redes que pode ser interessante também.

Espero ter ajudado de alguma forma =)

Abraço.

Oi Fabrizio, sua pergunta é basicamente saber se é possível utilizar o XAMPP para disponibilizar uma aplicação PHP na rede local, é isso mesmo?

É possível sim.

Questão de segurança, depende bastante. No geral, como você abrirá apenas para a rede local, não acho esse seja um grande problema não, mas depende ainda no que se refere a segurança.

Muito obrigado!

Fabrizio, sua dúvida foi solucionada? Caso sim, marca o post que resolve como solução tá bem?