Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sistema de armazenamento RAM

A minha duvida é se o computador armazena de forma igual ou semelhante na RAM e SSD/NVME, fisicamente falando

1 resposta
solução!

Olá, Marcos! Sua pergunta é muito interessante e importante para entendermos melhor o funcionamento dos nossos computadores.

A memória RAM e o SSD/NVME armazenam dados de maneiras diferentes. Fisicamente falando, eles são bastante distintos tanto em sua construção quanto em seu funcionamento.

A memória RAM é uma memória volátil, o que significa que ela precisa de energia para manter os dados. Quando o computador é desligado, todos os dados na RAM são apagados. Ela é usada para armazenar temporariamente os dados que o computador está usando ou processando no momento. Imagine a RAM como uma bancada na cozinha onde você prepara os ingredientes para cozinhar.

Por outro lado, o SSD/NVME é uma memória não volátil, ou seja, mesmo quando o computador é desligado, os dados permanecem armazenados. Ele é usado para armazenar dados a longo prazo, como arquivos, programas, sistema operacional, etc. Usando a analogia da cozinha, o SSD/NVME seria a despensa onde você armazena os ingredientes que vai usar para cozinhar.

Fisicamente, a RAM é composta por chips de semicondutores, organizados em uma placa de circuito. Cada chip contém milhões de células de armazenamento, cada uma capaz de armazenar um bit de informação.

Já o SSD/NVME usa células de memória flash para armazenar dados. Estas células são organizadas em páginas, que são agrupadas em blocos. Ao contrário da RAM, os dados no SSD/NVME podem ser lidos e escritos em blocos, não bit a bit.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software