Oi John,
No ciclo de vida do JSF, existem algumas etapas, que vão além de apenas enviar e receber os dados.
O ciclo de vida de um aplicativo JavaServer Faces começa quando o cliente faz uma solicitação HTTP para uma página e termina quando o servidor responde com a página, traduzido para HTML.
O ciclo de vida pode ser dividido em duas fases principais: Executar e Renderizar. A fase Execute é dividida em subfases para suportar a sofisticada árvore de componentes. Essa estrutura requer que os dados do componente sejam convertidos e validados, que os eventos do componente sejam manipulados e que os dados do componente sejam propagados para os beans de maneira ordenada.
Uma página JavaServer Faces é representada por uma árvore de componentes, chamada view. Durante o ciclo de vida, a implementação do JavaServer Faces deve construir a view enquanto considera o estado salvo de um envio anterior da página. Quando o cliente solicita uma página, a implementação do JavaServer Faces executa várias tarefas, como validar a entrada de dados dos componentes na exibição e converter os dados de entrada em tipos especificados no lado do servidor.
Se a solicitação para a página for uma solicitação inicial, a implementação JavaServer Faces cria uma view vazia durante essa fase e o ciclo de vida avança para a fase Render Response, durante a qual a view vazia é preenchida com os componentes referenciados pelas tags na página.
Se a solicitação da página for um postback, já existe uma exibição correspondente a essa página na FacesContextinstância. Durante essa fase, a implementação do JavaServer Faces restaura a exibição usando as informações de estado salvas no cliente ou no servidor.
Uma vez que todos as etapas do ciclo são executadas, os métodos get e set serão utilizados, mas em diferentes momento no ciclo de vida.
Espero ter ajudado a entender um pouco dessas etapas do ciclo de vida :)
Abraço!