1 - Definir com o nome. 2 - Definir as saídas. 3 - Definir os clientes. 4 - Definir as entradas. 5 - Definir os fornecedores. 6 - Definir as macro atividades.
1 - Definir com o nome. 2 - Definir as saídas. 3 - Definir os clientes. 4 - Definir as entradas. 5 - Definir os fornecedores. 6 - Definir as macro atividades.
Olá, Giullia! Como vai?
Vamos esclarecer os passos que você listou:
1 - Definir com o nome: Aqui, você deve nomear o processo que está sendo analisado. Por exemplo, "Processo de Atendimento ao Cliente".
2 - Definir as saídas: As saídas são os resultados finais do processo. No exemplo do "Processo de Atendimento ao Cliente", uma saída poderia ser "Resolução de problemas do cliente".
3 - Definir os clientes: Os clientes são as pessoas ou organizações que recebem o resultado do processo. No nosso exemplo, os clientes seriam os próprios clientes que estão recebendo atendimento.
4 - Definir as entradas: As entradas são os recursos necessários para realizar o processo. No caso do "Processo de Atendimento ao Cliente", uma entrada poderia ser "Informações do cliente".
5 - Definir os fornecedores: Os fornecedores são aqueles que fornecem as entradas para o processo. No exemplo que estamos usando, um fornecedor poderia ser o sistema de CRM (Customer Relationship Management) que fornece as informações do cliente.
6 - Definir as macro atividades: As macro atividades são as principais etapas do processo. Para o "Processo de Atendimento ao Cliente", uma macro atividade poderia ser "Identificar o problema do cliente".
Lembre-se, o SIPOC é uma ferramenta de alto nível, então você não precisa entrar em muitos detalhes para cada uma dessas categorias. O objetivo é ter uma visão geral do processo.
Espero ter ajudado e bons estudos!