1
resposta

Síndrome do impostor

Já ouvi falar e já passei por isso na transição de carreira.. Todos me elogiavam pelo desempenho que vinha demostrando, e eu sofria por pensar que a qualquer momento "descobririam" que na verdade eu era uma fraude e que eu não sabia nada. Dito isso, não consigo relacionar o meu sentimento na época com a Baixa autoestima apresentada das aulas.

1 resposta

Oi, Luciane, como vai?

De fato, nesses momentos de transição de carreira, ou até mesmo dentro da área na qual já estamos atuando há algum tempo, mesmo com o desempenho satisfatório em diversas atividades, podemos nos sentir como impostores e não conseguimos identificar esses sucessos como conquistas do nosso desenvolvimento naquela área.

Com relação à sua dúvida, tanto a síndrome do impostor quanto a baixa autoestima, estão intimamente relacionados a não interiorização das nossas capacidades, pois a baixa autoestima, se refere a uma avaliação negativa sobre nós mesmos, enquanto a síndrome do impostor traz a percepção de que somos uma fraude no que se refere às nossas realizações e competências.

Dito isso, a relação mais clara que podemos fazer é a de que mesmo recebendo elogios e reconhecimento pelo trabalho, ainda temos a sensação de que não somos merecedores e por esse motivo começamos a duvidar das nossas habilidades, nos levando a ter uma visão negativa sobre nós mesmos e é nesse momento que a baixa autoestima entra em jogo, pois começamos a duvidar de nós mesmos e sempre nos colocar para baixo independente dos resultados alcançados.

Espero que isso ajude a esclarecer a relação entre os dois conceitos. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software