Eu realmente tenho dificuldades em receber elogios , por mais que eu os ache merecidos. Estou me autossabotando?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu realmente tenho dificuldades em receber elogios , por mais que eu os ache merecidos. Estou me autossabotando?
Olá, Elizete! Tudo bom?
A Síndrome do Impostor pode levar a pessoa a duvidar de suas próprias habilidades e acreditar que não é tão competente quanto os outros percebem. Ela pode fazer você sentir que não merece o elogio ou o reconhecimento que recebe.
Um exemplo prático disso seria se você concluísse um projeto importante no trabalho e recebesse elogios de seus colegas ou superiores. Em vez de aceitar esses elogios como um reconhecimento do seu trabalho duro e habilidades, você pode se pegar pensando que só conseguiu por sorte ou que os outros estão apenas sendo gentis.
Uma maneira de lidar com isso é tentar mudar a forma como você vê os elogios. Em vez de vê-los como uma avaliação de sua competência (que você pode sentir que não merece), tente vê-los como um reconhecimento do esforço que você colocou em uma tarefa. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de ser uma "impostora".
Espero ter ajudado e bons estudos!