Olá pessoal tudo bem?
Seguinte, poderiam me explicar a diferença entre uma chamada síncrona e uma chamada assíncrona? Quando usar uma ou outra?
Grato,
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal tudo bem?
Seguinte, poderiam me explicar a diferença entre uma chamada síncrona e uma chamada assíncrona? Quando usar uma ou outra?
Grato,
Boa tarde, Thiago! Como vai?
Um bloco de código ou função é classificado como síncrono quando sua execução bloqueia todo o código de modo que a próxima linha só é executada após o bloco síncrono!
Já um bloco ou função assíncrona é justamente o contrário! Ele não bloqueia a execução da próxima linha mesmo que o bloco assíncrono não tenha terminado de ser executado!
Exemplo prático:
Uma requisição HTTP normalmente é feita de forma assíncrona pelas linguagens de programação. Já somar dois números é feito de forma síncrona!
Ou seja, normalmente vc irá criar uma função assíncrona quando quiser executar uma tarefa que demanda muito tempo mas que ao mesmo tempo não pode impedir o desenrolar do restante do código!
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos, meu aluno!