1
resposta

Simultaneidade quando usamos os volumes

Fala pessoal, espero que estejam todos bem.

Dando uma estuda na seção de volumes, tive uma dúvida na questão de simultaneidade de acesso aos arquivos compartilhados entre os contêineres. Existe algum gerenciamento de "transação" por parte do Docker ou do S.O. quando os contêineres fazem escrita e leitura nos dados compartilhados?

1 resposta

Oi, Lucas. Tudo bem.

Nesse caso, o Docker não fornece nenhuma solução para lidar com os acessos concorrentes, sendo que se você planeja montar o mesmo volume e mais de um container e o acesso a um arquivo simultaneamente será possível, então você deve implementar uma forma de bloquear o acesso simultaneo, ou file locking. Um forma de fazer criar um arquivo de lock (se você tem um arquivo teste, criar um teste.lock) e sempre verificar se ele existe antes de manipular o arquivo, para saber se já tem outro processo usando.

Existem alguns sistemas de arquivo que fornecem alguns mecanismos, mas nada que seja implementado por padrão pelo docker.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software