Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

SIMULAÇÃO DE CONVERSA DE DEVOLUTIVA COM DIFERENTES PERFIS DE COLABORADORES

SIMULAÇÃO DE CONVERSA DE DEVOLUTIVA COM DIFERENTES PERFIS DE COLABORADORES

PERFIL ANALÍTICO

Gestor: Seu desempenho técnico tem sido consistente e suas entregas estão dentro dos prazos. Gostaria de conversar sobre um ponto de desenvolvimento: comunicação e colaboração com a equipe. Como você avalia esse aspecto?

Colaborador: Você poderia dar exemplos específicos?

Gestor: Em algumas atividades compartilhadas, as informações foram repassadas somente após a conclusão da sua parte, dificultando a integração com os demais. O que poderia ser feito de maneira diferente?

Colaborador: Posso compartilhar atualizações intermediárias.

Gestor: Concordo. Podemos estabelecer o compartilhamento periódico do andamento das atividades e acompanhar essa evolução.

Estratégia: utilizar fatos, exemplos concretos, critérios e ações mensuráveis. Evitar comentários genéricos.

PERFIL EMOTIVO

Gestor: Quero reconhecer sua dedicação e o cuidado que demonstra nas atividades. Seu trabalho contribui para os resultados da equipe. Gostaria também de conversar sobre uma oportunidade de desenvolvimento: fortalecer a comunicação com os colegas.

Colaborador: Fico feliz pelo reconhecimento. Às vezes tenho a impressão de que meu trabalho não é valorizado.

Gestor: Entendo. O objetivo não é diminuir sua capacidade técnica, mas contribuir para seu desenvolvimento. Que tipo de apoio poderia ajudar?

Colaborador: Talvez receber um retorno quando isso acontecer.

Gestor: Combinado. Podemos realizar acompanhamentos periódicos para conversar sobre sua evolução.

Estratégia: começar pelo reconhecimento genuíno, demonstrar empatia e escuta. O foco deve estar no comportamento e no desenvolvimento, não na pessoa.

PERFIL DEFENSIVO

Gestor: Seu desempenho técnico apresenta bons resultados. Gostaria de conversar sobre alguns comportamentos relacionados à comunicação com a equipe.

Colaborador: Mas eu sempre entrego minhas atividades. Não vejo problema no meu trabalho.

Gestor: Sua entrega é um ponto positivo. A questão é específica: como a comunicação durante o processo pode impactar o trabalho dos demais. Gostaria de analisar uma situação concreta com você.

Colaborador: Acho que estão colocando a responsabilidade em mim.

Gestor: Entendo sua percepção. Não buscamos atribuir culpa, mas compreender a situação. Em determinada atividade, a equipe recebeu informações somente no final. Como você percebe isso?

Colaborador: Talvez eu pudesse ter informado antes.

Gestor: O que poderíamos estabelecer para evitar que aconteça novamente?

Colaborador: Posso avisar a equipe quando houver mudanças ou dificuldades.

Estratégia: utilizar fatos observáveis, linguagem neutra e perguntas. Evitar confronto e transformar o feedback em disputa.

PERFIL DESINTERESSADO

Gestor: Seu desempenho técnico atende às expectativas. Gostaria de conversar sobre comunicação e colaboração com a equipe.

Colaborador: Está tudo bem. Não tenho muito o que falar.

Gestor: Vou ser objetivo. Em algumas atividades, a comunicação com os colegas poderia ser mais frequente. Existe alguma dificuldade específica?

Colaborador: Não. Prefiro fazer minha parte e seguir.

Gestor: Entendo. Porém, algumas atividades dependem da integração entre as pessoas. Proponho uma ação simples: compartilhar atualizações importantes durante o desenvolvimento das tarefas.

Colaborador: Tudo bem.

Gestor: Vamos testar essa prática e avaliar os resultados.

Estratégia: ser direto, objetivo e prático, relacionando o desenvolvimento ao impacto real do trabalho.

PERFIL PROATIVO

Gestor: Seu desempenho tem sido positivo, especialmente pela qualidade e cumprimento dos prazos. Gostaria de conversar sobre uma oportunidade: fortalecer ainda mais sua comunicação e colaboração com a equipe.

Colaborador: Também percebo isso. Acho que posso melhorar nos projetos compartilhados.

Gestor: Que alternativas você considera?

Colaborador: Podemos fazer reuniões rápidas de alinhamento e compartilhar atualizações durante o projeto.

Gestor: Excelente. Como podemos acompanhar essa evolução?

Colaborador: Podemos fazer um alinhamento quinzenal e verificar se a comunicação melhorou.

Gestor: Ótima proposta. Vamos estabelecer esse acompanhamento e avaliar os resultados.

Estratégia: utilizar uma abordagem participativa, estimulando autonomia e permitindo que o colaborador proponha soluções, sempre com objetivos e critérios claros.

CONCLUSÃO

O mesmo feedback pode exigir estratégias diferentes conforme o perfil comportamental. O gestor deve manter o conteúdo e os critérios essenciais do feedback, adaptando principalmente o tom, a abordagem e a forma de conduzir o diálogo. O objetivo é favorecer a compreensão, a abertura para a conversa e o desenvolvimento do colaborador.

1 resposta
solução!

Olá, Solange! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você explorou de forma muito clara a adaptação do feedback conforme o perfil do colaborador, destacou a importância da comunicação como ferramenta de desenvolvimento e ainda ressaltou o papel da estratégia para conduzir cada conversa de forma eficaz. Essa reflexão mostra atenção prática, visão estratégica e consciência sobre como a gestão de pessoas exige flexibilidade e empatia para gerar resultados positivos.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais desafiador nesse contexto, adaptar o tom da devolutiva para cada perfil ou manter a consistência dos critérios de avaliação independentemente do estilo do colaborador?

E se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Feedback contínuo: realizar devolutivas regulares para evitar acúmulo de pontos críticos.
  • Registro estruturado: documentar os acordos e acompanhamentos para garantir evolução mensurável.
  • Mapeamento de perfis: identificar previamente os estilos comportamentais da equipe para ajustar a abordagem.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!