Boa noite, Leonardo! Como vai?
Seguem duas formas de explicação para levá-lo para a luz!
Explicação indutiva
Para entender essa simplificação, basta perceber que a variável valorInvestido
representa a totalidade do investimento feito, em outras palavras representa 100% do investimento!
Então, veja que o que vc quer é 100% acrescido de 0,36% tudo isso relativo a quem, meu aluno? Relativo à valorInvestido
, que no seu caso está valendo 1000!
Passando isso para linguagem matemática:
(100% + 0,36%) * valorInvestido
= (100/100 + 0,36/100) * valorInvestido
= (1 + 0,0036) * valorInvestido
= 1,0036 * valorInvestido
Conclusão:
Quando estamos tratando com porcentagens e queremos somar uma determinada porcentagem de um valor X à esse próprio valor X, basta lembrar que X é o total! Total em porcentagem equivale a 100% e 100%, por sua vez, equivale a 1! E aí seguir os passos vistos antes!
Mas, o mais legal é que o mesmo raciocínio serve para situações de subtração ou seja, quando queremos aplicar um desconto!
Exemplo prático
Problema: Quero comprar um produto cujo valor é R$200, mas que está com 15% de desconto. Qual será o valor que irei pagar?
Solução: R$200 é o valor total, portanto representa 100%! Então o que eu quero é 100% subtraído de 15%, tudo isso relativo a quem, meu aluno? Ora ora, relativo também ao valor total! Sendo assim:
(100% - 15%) * valorTotal
= (100/100 - 15/100) * valorTotal
= (1 - 0,15) * valorTotal
= 0,85 * valorTotal
Logo, o valor que pagaremos já com o desconto será 0,85 * valorTotal
ou 85% * valorTotal
. Como o valor total é R$200, o valor final será de R$170!
MUITO BACANA! NÃO É MESMO???
Explicação matemática
A explicação matemática para essa curiosidade que acabamos de ver na explicação indutiva se encontra na propriedade distributiva da multiplicação! Lembrando essa importante propriedade, temos que:
a * ( b + c ) = a*b + a*c
e
a * ( b - c ) = a*b - a*c
Sendo assim:
valorInvestido + valorInvestido * 0.0036
= valorInvestido * (1 + 0,0036)
= valorInvestido * 1,0036
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos, meu aluno!