Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Simplificando a conta

Na verdade isso é uma dúvida mais de matemática do que de programação. Não entendi o por que a conta foi simplificada de:

valorInvestido = valorInvestido + valorInvestido * 0.0036;

para:

valorInvestido = valorInvestido * 1.0036;

Eu não entendi qual foi o processo para chegar nesse 1.0036. O valorInvestido é de 1000, mas não entendo como chegou á 1.0036

4 respostas

Vou explicar passo a passo:

valorInvestido = valorInvestido + valorInvestido * 0.0036;

Passo 1:Colocamos valorInvestido em evidência multipicando e dividimos todo mundo do lado direito da equação.

Regra matemática aplicada: 

a+a*b=
a*(a/a+a*b/a)=
a*(1+b)

valorInvestido = valorInvestido *(valorInvestido/valorInvestido + valorInvestido/valorInvestido * 0.0036);

Passo 2: Divididimos valorInvestido por valorInvestido em cada parcela da soma

valorInvestido = valorInvestido* (1 + 1* 0.0036);

Passo 3: Multiplico 1* 0.0036

valorInvestido = valorInvestido* (1 + 0.0036);

Passo 4: Somo os dois valores dentro do parênteses

valorInvestido = valorInvestido* (1.0036);

Passo 5: Retiro o parêntenses.

valorInvestido = valorInvestido * 1.0036;

solução!

Boa noite, Leonardo! Como vai?

Seguem duas formas de explicação para levá-lo para a luz!

Explicação indutiva

Para entender essa simplificação, basta perceber que a variável valorInvestido representa a totalidade do investimento feito, em outras palavras representa 100% do investimento!

Então, veja que o que vc quer é 100% acrescido de 0,36% tudo isso relativo a quem, meu aluno? Relativo à valorInvestido, que no seu caso está valendo 1000!

Passando isso para linguagem matemática:

(100% + 0,36%) * valorInvestido

= (100/100 + 0,36/100) * valorInvestido

= (1 + 0,0036) * valorInvestido

= 1,0036 * valorInvestido

Conclusão:

Quando estamos tratando com porcentagens e queremos somar uma determinada porcentagem de um valor X à esse próprio valor X, basta lembrar que X é o total! Total em porcentagem equivale a 100% e 100%, por sua vez, equivale a 1! E aí seguir os passos vistos antes!

Mas, o mais legal é que o mesmo raciocínio serve para situações de subtração ou seja, quando queremos aplicar um desconto!

Exemplo prático

Problema: Quero comprar um produto cujo valor é R$200, mas que está com 15% de desconto. Qual será o valor que irei pagar?

Solução: R$200 é o valor total, portanto representa 100%! Então o que eu quero é 100% subtraído de 15%, tudo isso relativo a quem, meu aluno? Ora ora, relativo também ao valor total! Sendo assim:

(100% - 15%) * valorTotal

= (100/100 - 15/100) * valorTotal

= (1 - 0,15) * valorTotal

= 0,85 * valorTotal

Logo, o valor que pagaremos já com o desconto será 0,85 * valorTotal ou 85% * valorTotal. Como o valor total é R$200, o valor final será de R$170!

MUITO BACANA! NÃO É MESMO???

Explicação matemática

A explicação matemática para essa curiosidade que acabamos de ver na explicação indutiva se encontra na propriedade distributiva da multiplicação! Lembrando essa importante propriedade, temos que:

a * ( b + c ) = a*b + a*c

e

a * ( b - c ) = a*b - a*c

Sendo assim:

valorInvestido + valorInvestido * 0.0036

= valorInvestido * (1 + 0,0036)

= valorInvestido * 1,0036

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

André e Gabriel... muito obrigado pelas respostas. Dei como solução a do Gabriel por estar mais completa e exemplificada. Faz todo sentido podemos simplificar calculando o valor de 100% + a % de juros e multiplicar. Não tinha nem passado pela cabeça rsrs. Obrigado pela ajuda galera.

Obs: Gabriel, seu curso de Node está muito bom cara... parabéns. "E solta a vinheta Alura...".

Por nada, Leonardo! Sempre que precisar de qualquer coisa é só mandar aqui no fórum!

Mto obrigado pelo feedback sobre o meu curso! Fico feliz que tenha curtido o conteúdo! E fica ligado que em breve vem por aí a parte 2 do curso onde daremos um mergulho mais a fundo na plataforma Node!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!