Fala galera, eu estava na aula de lógica de programação 2 no desafio de fazer a bolinha ir e voltar continuamente e de fato eu consegui porém eu fui por um caminho totalmente extenso o diferente ao ver a resolução percebi que era algo muito mais prático e não é a primeira vez que isso me acontece hahaha, mas eu achei tão engraçado que tive vontade de compartilhar o código que eu fiz aqui:
- Mesmo meu código funcionando depois de um tempo a bolinha começava ir e voltar além do canvas e desaparecer, como se ela fosse cada vez mais longe e mais rapida XD, se alguem conseguir me explicar o por que disso eu agradeço!.
//Meu código:
function reverseAnimate(){
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x = x - 1;
if (x <= 0){
setInterval(animate, 1);
}
}
function animate(){
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++;
if (x >= 600){
setInterval(reverseAnimate, 1);
}
}
Solução da aula:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var sentido = 1;
function atualizaTela() {
limpaTela();
if( x > 600) {
sentido = -1;
} else if (x < 0) {
sentido = 1;
}
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x = x + sentido;
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>