Acredito que a definição de VUCA hoje deve ser VUCA², ou melhor VUCA^vuca
, mesmo não participando do cenário interno das empreas as mesmas transparecem o que vivem e por sinal em sua ponta, mais específica a que interage com o cliente.
Como minha interação com o mundo VUCA acontece mais nesse sistema cliente x loja(empresa), posso observar de maneira quase diária que a maioria dos trabalhadores está descontente com o sistema, não consegue resolver por si só problemas simples, como por exemplo a troca de um tênis em uma loja de sapatos.
Nessa última interação, tive que interagir com 3 pessoas diferentes sendo que a última nem estava no local de trabalho, demonstrando uma falta de autonomia em uma área, a saber a área de VENDAS que deveria ser a mais dinâmica e ágil.
Empresas que não conseguem agradar o cliente não conseguem prosperar no caso dessa já estou fazendo o meu estudo de puts a descoberto, pois o tombo vai ser grande e tenho que recuperar o meu prejuízo.
Observando a exposição do Alexandre Magno, vemos que o sistema Ágil já é até antigo mas que não é muito empregado em toda a gestão da empresa, fazendo com o que o problema se torne maior , pois pior que não usar metodologias é trabalhar em dois mundos onde a cabeça está se asfixiando na banheira de taylor e o resto está fora no mundo VUCA , totalmente desordenado.
Entretanto nem a metodologia ágil consegue resolver todos os problemas e é importante entender se são subjetivos ou não, sendo que no VUCA^vuca, fica mais complicado ainda uma melhor definição e portanto devemos utilizar metodologias de derivação para realmente entender e contornar senão der para resolver o problema.