1
resposta

Silos para alteração de projetos

Vou citar um caso verídico

No final da década de 80 trabalhei numa multinacional americada fabricante de bombas para postos de combustíveis. A estrutura era 100% de silos (Eu chamava de feudos), com decisões solo nas modificações de projeto e lançamento de novos produtos. Recebíamos tudo pronto e na hora verificávamos um monte de inconsistências como operações de fabricação desnecessárias, matéria-prima indisponíveis no nosso mercado, etc. e etc. Diante dos repetidos problemas criamos uma reunião semanal para discutirmos as modificações. Então recebíamos numa quarta-feira as modificações propostas, tinha uma semana para analisar e na semana seguinte discutíamos.

Deu muito certo. Passamos a avaliar alterações com real redução de custos, os processos passaram a ser mais enxutos e exequíveis, uso de matéria-prima mais fácil de ser encontrada. No que envolvia fornecedores, eles também opinavam e passamos a evitar problemas de fabricação nos mesmos. Enfim, foi um sucesso. Seria algo como um squad nos tempos atuais.

Os novos projetos passaram a ser enviados com antecedência para análise de todas as partes envolvidas e potenciais problemas discutidos previamente.

1 resposta

Olá, Ricardo! Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar conosco este riquíssimo exemplo real de cenário no ambiente de trabalho com o qual você se deparou em sua carreira! Neste exemplo, podemos notar a aplicação direta de princípios ágeis na sua atividade, como a discussão prévia sobre os problemas e alinhamento com os fornecedores e partes interessadas (coleta constante de feedbacks), processos enxutos e o envio com antecedência para análise (entregas constantes).

Parabéns por responder a atividade e contribuir para a reflexão dos conhecimentos vistos em aula e elencados na sua experiência profissional.

Continue assim e ótimos estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software