Vou citar um caso verídico
No final da década de 80 trabalhei numa multinacional americada fabricante de bombas para postos de combustíveis. A estrutura era 100% de silos (Eu chamava de feudos), com decisões solo nas modificações de projeto e lançamento de novos produtos. Recebíamos tudo pronto e na hora verificávamos um monte de inconsistências como operações de fabricação desnecessárias, matéria-prima indisponíveis no nosso mercado, etc. e etc. Diante dos repetidos problemas criamos uma reunião semanal para discutirmos as modificações. Então recebíamos numa quarta-feira as modificações propostas, tinha uma semana para analisar e na semana seguinte discutíamos.
Deu muito certo. Passamos a avaliar alterações com real redução de custos, os processos passaram a ser mais enxutos e exequíveis, uso de matéria-prima mais fácil de ser encontrada. No que envolvia fornecedores, eles também opinavam e passamos a evitar problemas de fabricação nos mesmos. Enfim, foi um sucesso. Seria algo como um squad nos tempos atuais.
Os novos projetos passaram a ser enviados com antecedência para análise de todas as partes envolvidas e potenciais problemas discutidos previamente.