Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Significado e aplicação de termos

Olá pessoal, tudo bem?

Eu estou refazendo o curso e ainda assim tenho bastante dificuldades, principalmente nos códigos e suas funções mais precisamente no que significa cada entrada e ou comando.

Tomemos como exemplo o seguinte código programado:

def jogar():

print("*********************************")
    print("***Bem-vindo ao jogo da Forca!***")
    print("*********************************")

palavra_secreta = "bacana"

enforcou = False
    acertou = False

while(not enforcou and not acertou):
        chute = input("Qual a letra?")
        index=0 #linha 14
        for letra in palavra_secreta: #linha 15
            if (chute==letra):
                print("Encontrei a letra {} na posição {}.format (letra,index))
            index=index+1
        print ("jogando...")

print ("Fim de jogo")

if(__name__ == "__main__"):
    jogar()

DÚVIDAS: como o programa consegue identificar a letra no comando "letra" sendo que o termo "letra" na linha 15 sendo que ainda o termo não foi definido? E qual a função do comando index no contexto da linha 14?

Tenham paciência, pois eu não quero simplesmente ser programado a programar: eu quero ENTENDER tintim por tintim, inclusive os significados e aplicações dos comandos.

Agradeço a atenção.

2 respostas
solução!

Olá, Nicholas. Tudo tranquilo por aqui e com você?

Entendo a sua preocupação em entender cada detalhe do código, isso é importante. Respondendo a suas dúvidas:

Na linha 15, o letra não é um comando, e sim uma variável, que está sendo declarada naquele momento. Nessa linha, o comando for está percorrendo cada letra da palavra secreta, que no caso é "bacana". A variável letra está recebendo cada letra da palavra secreta a cada iteração do laço for. Assim, na primeira iteração do laço a letra b* é armazenada na variável letra. Na segunda iteração a letra *a é armazenada na variável letra. E assim sucessivamente, até que toda a palavra secreta tenha sido percorrida.

Na linha 14, o index também não é um comando, e sim uma variável. Essa variável index está sendo iniciada com o valor 0. A cada iteração do laço for, o valor de index é incrementado em 1. Ou seja, a variável index está sendo utilizada para armazenar a posição da letra na palavra secreta.

Em resumo, esse código funciona da seguinte maneira: quando o usuário digita uma letra no comando input, essa letra é armazenada na variável chute. Em seguida, o laço for é executado para verificar se a letra digitada pelo usuário está presente na palavra secreta. Se a letra estiver presente, o comando print é executado, mostrando a letra encontrada e a posição dela na palavra secreta.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se tiver mais alguma questão, me coloco a disposição.

Abraços. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Gabrielle!

Grato por sua resposta minuciosa. Acho que entendi. continuarei estudando para assimilar melhor esses processos de programação.

Abraços