Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Shell do linux

O que é o shell do linux e qual a diferença do prompt? E o que são strings?

Estou confusa com esses termos, ainda sou bem iniciante no mundo da programação, mas comecei a faculdade agora e estou com essas dúvidas, estou procurando pra entender, mas como tem o fórum aqui, optei por utilizar pra quem sabe tenha uma resposta mais simples.

3 respostas
solução!

Olá, Rebeca! Tudo bem?

Fico feliz em poder te ajudar a entender esses conceitos! Vamos lá:

O shell do Linux é um programa que permite a interação com o sistema operacional por meio de comandos de texto. Ele é uma interface entre o usuário e o sistema operacional, onde você pode executar comandos para realizar diversas tarefas, como criar, editar e excluir arquivos, gerenciar processos, configurar o sistema, entre outras coisas.

Já o prompt é o sinal que indica que o shell está pronto para receber um comando. Ele geralmente é representado por um símbolo, como o "$" ou "#", e fica esperando que você digite um comando para ser executado.

Quanto às strings, elas são sequências (ou conjuntos) de caracteres, como palavras ou frases, que são utilizadas para representar textos em programação. Por exemplo, se você quiser armazenar o nome "Rebeca" em uma variável, você pode fazer isso utilizando uma string.

Por exemplo, em um programa em Python, você poderia fazer o seguinte:

nome = "Rebeca"
print(nome)

Nesse exemplo, a variável "nome" está armazenando a string "Rebeca" e, em seguida, ela é impressa na tela.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigada!! Mas, em questão do prompt, tem o prompt de comando do Windows, então fiquei um pouco confusa, o prompt pode ser mais de uma coisa? Tipo, tem um prompt pra cada sistema operacional?

Oii!

Sim, você está correta. O termo "prompt" pode se referir a mais de uma coisa, dependendo do contexto e do sistema operacional. Cada sistema operacional pode ter seu próprio tipo de prompt, e esses prompts podem se parecer e funcionar de maneiras diferentes.

Por exemplo:

• Prompt de Comando do Windows: No Windows, o termo "prompt de comando" refere-se especificamente à interface de linha de comando desse sistema operacional. Ele exibe o prompt "C:>" (ou algo similar) e permite que os usuários executem comandos do Windows.

• Terminal no Unix/Linux: Nos sistemas Unix e Linux, o "terminal" é uma interface de linha de comando que exibe um prompt onde os usuários podem inserir comandos. O prompt pode ter uma aparência diferente, como "$" para um usuário normal ou "#" para o superusuário (root).

• Prompt do Python: Em linguagens de programação como Python, o termo "prompt" é frequentemente usado para se referir ao "Python interactive prompt" (prompt interativo do Python), onde você pode digitar comandos Python e ver as respostas em tempo real.

Portanto, sim, o termo "prompt" pode se referir a diferentes tipos de interfaces de linha de comando em diferentes sistemas operacionais ou contextos. Cada um deles tem sua própria função e características específicas.