1
resposta

Shadowing do aplicativo Wattpad (versão Android)

Tela de login

É a primeira tela que me deparo ao abrir o aplicativo
Nela há dois botões: um com a opção de fazer login pela conta do Google e outra pelo Facebook
Logo abaixo há campos para e-mail e senha, botão para iniciar a sessão e links para recuperação de senha de cadastro.

Home
Ao preencher minhas credenciais e iniciar a sessão, me deparo com a tela inicial, a "Home".
No cabeçalho há um botão para comprar a versão premium do aplicativo, um botão que leva ao centro de recompensas. Não muito intuitivo caso o usuário nunca tenha utilizado o Wattpad antes. Eu mesma nunca utilizei esse recurso e utilizo o aplicativo desde 2017. Ao lado do botão de recompensas, há um botão com sua foto de usuário que o levará direto para o perfil

O corpo é destinado a indicação de obras, há várias sessões divididas por gêneros ou assuntos mais populares (ex: Kpop, Mistério, Terror, etc). Dentro de cada sessão há cards com a capa das obras e abaixo de cada card há uma tag e o número de visualizações.

No rodapé da página há o menu de navegação, nele todos os ícones são cinza, exceto pelo ícone ativo, no caso a Home, que possui a cor laranja e uma borda na parte inferior. Os outros ícones são: Pesquisar, Biblioteca, Criar e Notificações (que por sua vez possui um ícone laranja com o número de notificações). Esses ícones por sua vez são intuitivos o suficiente para o usuário deduzir do que se trata. Clico em criar

Criar
Ao clicar em criar, aparece as opções de ir para meu perfil, continuar a escrever minha obra atual, editar outra obra, criar uma nova obra, criar uma série de obras, recursos úteis para escritores e Programas e oportunidades do Wattpad. Clico em "Criar uma nova história".

Nova obra

Nessa tela aparecem as opções de voltar, ignorar e os campos de capa, título e descrição da obra.
Vou clicar em Ignorar. Com isso vou para a etapa de adicionar um novo capítulo.

Novo capítulo

Nessa etapa há os campos de multimídia, título e corpo do capítulo. Há um botão para adicionar uma enquete a respeito do capitulo atual.
No cabeçalho, há a opção de voltar e publicar, que fica desativado enquanto o título e o corpo do texto estejam vazios. Além disso há um texto que sinalizar a última vez que o rascunho foi salvo
No menu de navegação, no rodapé da página, há ícones de "Desfazer", "Refazer", com opções de formatar texto (Negrito, itálico, sublinhado, alinhamento esquerda, centralizar e direita), adicionar imagem e vídeo. Ícones intuitivos, comuns a qualquer editor de texto.
Digamos que eu tenha desistido de escrever algo, com isso irei clicar em voltar, posso repetir o processo, voltando para a tela de Criar.

Obs: Caso queira excluir a história, ao clicar em voltar na Etapa de Novo Capítulo, vai aparecer a tela de detalhes da obra, na parte superior há três pontinhos. Ao clicar neles, um menu dropdown aparecerá e nele haverá uma opção escrito "Excluir". Ao clicar nessa opção aparecerá um modal de confirmação, pedindo para que o usuário coloque seu nome de usuário, o prevenindo de erros.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Caroline, como vai?

A forma como você descreveu as telas, os elementos visuais e suas percepções de usabilidade mostra atenção aos detalhes, algo essencial nesse tipo de atividade.

Sua reflexão sobre a pouca clareza de alguns recursos, como o centro de recompensas, enriquece bastante o exercício. Esse tipo de insight é exatamente o que um shadowing pessoal busca capturar, pois revela pontos de fricção que podem passar despercebidos em um uso automático do app. É interessante notar também como você abordou consistência visual, hierarquia e comportamento dos botões, trazendo observações pertinentes sobre o fluxo de criação de histórias.

Seu exercício ficou muito completo e contribui para o entendimento do processo de observação dentro do UX Design. Obrigado por compartilhar sua análise e continue trazendo suas percepções para o fórum, ele está sempre à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!