Para fazer o analise de shadowing digital, escolhi o site da petlove, que uso com frequência.
Objetivo é analisar meu comportamento na escolha de um produto até finalização da compra.
A tela inicial do site
É bem intuitiva, com opções para (cachorros, gatos, outros pets)Escolha do produto
Fácil e intuitivo, consigo visualizar o valor com desconto só para membros do clube,Adicionando o produto ao carrinho
Tenho duas opções "colocar no carrinho" ou "comprar com recorrência" e logo abaixo tem uma copy.
- Escolha a frequência de entrega
- Altere ou cancele, sem taxas.
- Meu carrinho
Essa tela do site reforça mais uma vez a frequência de compra ou podendo escolher "apenas uma vez"
No canto direito tem algumas informações
- Endereço de entrega
- Cupom
- Resumo do pedido
E logo abaixo as opções - Comprar
- Escolher mais produtos
Para quem já fez compra pelo site o endereço de entrega fica salvo, assim como a opção de pagamento, então no momento em que você tem apenas essas duas opções, ao clicar em "comprar" gera uma dúvida
- "Será que meu pagamento já será finalizado clicando em comprar?"
- Da a sensação de que a compra será finalizada, sem ao menos aparecer a forma de pagamento, pix, cartão, parcelamento...
- Ao invés de "comprar" poderia ser "Ir para o pagamento" dando a sensação de continuidade da forma do pagamento.
**Observações extraídas do shadowing **
- Uma boa experiência do usuário no momento da escolha dos produtos, bem intuitivo.
- Liberdade e controle do usuário, podendo alterar a qualquer momento uma compra recorrente, sem taxas.
- O botão "comprar" acaba ficando um pouco confuso até para quem já usa o site com mais frequência, trazendo uma sensação de dúvida e até uma angustia de fazer uma compra errada e ter a burocracia do cancelamento da compra. Isso pode até estar trazendo uma taxa de desistência na hora de finalizar a compra.