1
resposta

Shadowing digital - Site PetLove

Para fazer o analise de shadowing digital, escolhi o site da petlove, que uso com frequência.
Objetivo é analisar meu comportamento na escolha de um produto até finalização da compra.

1. A tela inicial do site
    É bem intuitiva, com opções para (cachorros, gatos, outros pets)

2. Escolha do produto
    Fácil e intuitivo, consigo visualizar o valor com desconto só para membros do clube,

3. Adicionando o produto ao carrinho
    Tenho duas opções "colocar no carrinho" ou "comprar com recorrência" e logo abaixo tem uma copy.

• Escolha a frequência de entrega
  • Altere ou cancele, sem taxas.
  1. Meu carrinho
    Essa tela do site reforça mais uma vez a frequência de compra ou podendo escolher "apenas uma vez"
    No canto direito tem algumas informações
  • Endereço de entrega
  • Cupom
  • Resumo do pedido
    E logo abaixo as opções
  • Comprar
  • Escolher mais produtos

Para quem já fez compra pelo site o endereço de entrega fica salvo, assim como a opção de pagamento, então no momento em que você tem apenas essas duas opções, ao clicar em "comprar" gera uma dúvida

• "Será que meu pagamento já será finalizado clicando em comprar?"
  • Da a sensação de que a compra será finalizada, sem ao menos aparecer a forma de pagamento, pix, cartão, parcelamento...
  • Ao invés de "comprar" poderia ser "Ir para o pagamento" dando a sensação de continuidade da forma do pagamento.

**Observações extraídas do shadowing **

1. Uma boa experiência do usuário no momento da escolha dos produtos, bem intuitivo.
  2. Liberdade e controle do usuário, podendo alterar a qualquer momento uma compra recorrente, sem taxas.
  3. O botão "comprar" acaba ficando um pouco confuso até para quem já usa o site com mais frequência, trazendo uma sensação de dúvida e até uma angustia de fazer uma compra errada e ter a burocracia do cancelamento da compra. Isso pode até estar trazendo uma taxa de desistência na hora de finalizar a compra.
1 resposta

Olá, estudante, como vai?

Seu registro de shadowing digital está bem alinhado com a proposta da atividade e demonstra uma observação atenta do fluxo de compra. Você conseguiu descrever a jornada de forma clara, mantendo o foco no comportamento do usuário e nas decisões tomadas ao longo do processo, o que é essencial nesse tipo de análise.

A leitura do seu relato mostra uma boa separação entre descrição da experiência e interpretação dos impactos na usabilidade. A observação sobre o botão “comprar” é especialmente relevante, pois toca diretamente em questões de clareza, feedback do sistema e redução de ansiedade do usuário, pontos bastante discutidos em UX.

Continue explorando esse tipo de análise crítica e trazendo observações para o fórum, pois isso enriquece muito as discussões e o aprendizado coletivo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!