1
resposta

Seu produto agrega valor?

Pensando um projeto onde o cliente esteja buscando uma ferramenta de atendimento multicanal pois quer agilizar o atendimentos dos clientes e automatizar os processos da equipe.

Meu produto resolve a necessidade/problema do meu cliente? Sim!

Ele já resolve essa necessidade de alguma forma atualmente? Com algum outro parceiro ou solução? Como? Qual? Sim! Tenho um case especifico de um cliente que utiliza a ferramenta e conseguiu agilizar os atendimentos de forma automatizada, liberando assim a equipe para outras atividades ou funções.

O que meu cliente valoriza nessa experiência atual? A experiência do cliente dele com o atendimento que a equipe esta prestando.

Minha solução tem capacidade de resolver esse “job” da mesma forma ou com alguma diferenciação? Qual meu diferencial? Sim! A ferramenta que estou ofertando consegue automatizar e agilizar as etapas de atendimento, com o diferencial de ser uma solução completamente centralizada facilitando assim a gestão de todas as tratativas, gerando dados e informações importantes para as futuras tomadas de decisões.

Esse diferencial é valorizado pelo cliente? Faria com que ele trocasse a solução atual pela minha? Com certeza! Todo cliente que busca melhorar a qualidade do seu atendimento valoriza as informações e dados centralizados para que possa medir como esta a qualidade do seu serviço.

Minha solução resolve “dores”/Jobs adicionais? Quais? Sim, além de agilizar e automatizar os atendimentos da equipe, a ferramenta irá dispor de dados e informações relevantes para a tomada de decisões e poderá ainda padronizar o atendimento em todos os canais que a empresa disponibiliza.

1 resposta

Oi Daniela!

Você está no caminho certo ao analisar se o seu produto agrega valor para o cliente usando a metodologia Jobs to Be Done. Abaixo, vou detalhar um pouco mais suas respostas para garantir que você está cobrindo todos os pontos importantes:

  1. Meu produto resolve a necessidade/problema do meu cliente?

    • Sim, a sua ferramenta de atendimento multicanal resolve a necessidade de agilizar os atendimentos e automatizar os processos da equipe.
  2. Ele já resolve essa necessidade de alguma forma atualmente? Com algum outro parceiro ou solução? Como? Qual?

    • Sim, você mencionou que tem um case específico de um cliente que já utiliza a ferramenta e conseguiu agilizar os atendimentos de forma automatizada, liberando a equipe para outras atividades.
  3. O que meu cliente valoriza nessa experiência atual?

    • O cliente valoriza a experiência de atendimento que a equipe está prestando, o que implica em rapidez, eficiência e qualidade no atendimento.
  4. Minha solução tem capacidade de resolver esse “job” da mesma forma ou com alguma diferenciação? Qual meu diferencial?

    • Sim, sua solução tem a capacidade de resolver o job de forma centralizada, facilitando a gestão de todas as tratativas e gerando dados importantes para futuras decisões. Esse é um diferencial significativo.
  5. Esse diferencial é valorizado pelo cliente? Faria com que ele trocasse a solução atual pela minha?

    • Sim, clientes que buscam melhorar a qualidade do atendimento valorizam a centralização de informações e dados, o que pode ser um fator decisivo para a troca de solução.
  6. Minha solução resolve “dores”/Jobs adicionais? Quais?

    • Além de agilizar e automatizar os atendimentos, sua ferramenta oferece dados relevantes para a tomada de decisões e padroniza o atendimento em todos os canais, o que é uma dor adicional resolvida.

Para garantir que sua análise está completa, você pode também considerar:

  • Feedback direto dos clientes: Entrevistar clientes atuais e potenciais para entender profundamente suas dores e o que eles realmente valorizam.
  • Benchmarking: Comparar sua solução com outras disponíveis no mercado para identificar mais claramente seus diferenciais.

Bons estudos!