1
resposta

Seu estilo é CONVERGENTE - forma de aprender é abstrata e ativa

Acredito que no meu caso gosto de ver videos com conceitos mais básicos pra entender sobre mais ou menos o que é aquilo que estou aprendendo. Depois que tenho uma noção do assunto vou para a prática pra de fato me aprofundar naquilo, e ai vou atras de mais vídeos só que agora gosto de praticar ao mesmo tempo que vejo ou ouço alguem aplicando. Dessa forma consigo entender melhor o vídeo mais complexo por que tenho uma bagagem de antes e consigo atravessar pelo assunto com mais facilidade. E por fim o que de longe acredito que funciona para mim mas não é sempre que posso fazer isso é quando posso ajudar/ensinar alguem. É nesse momento que consigo absorver o assunto quase por completo, por que sinto que tenho uma responsabilidade de passar aquelas informações corretamente e as vezes de uma forma mais mastigada também, para que não fique confuso de entender.

1 resposta

Oi Rodrigo, tudo bem com você?

Parece que você já tem uma boa noção do seu estilo de aprendizagem e como você prefere abordar novos conteúdos. Pelo que descreveu, seu estilo se encaixa bem no perfil "Convergente", que é caracterizado por aprender resolvendo problemas.

Você mencionou que gosta de começar com vídeos que apresentam conceitos básicos e depois se aprofunda na prática. Isso é um ótimo exemplo de como você utiliza a abordagem convergente: você absorve a teoria e depois aplica na prática para resolver problemas e entender melhor o conteúdo.

Além disso, você destacou que ensinar outras pessoas ajuda muito no seu processo de aprendizagem. Isso é fantástico, pois ao ensinar, você realmente consolida o conhecimento e descobre novas formas de explicar e entender o conteúdo.

Aqui estão algumas dicas práticas que podem potencializar ainda mais seu estilo de aprendizagem convergente:

1. Estabeleça Problemas ou Projetos: Sempre que aprender algo novo, tente criar um problema ou projeto relacionado ao tema. Isso te dará uma aplicação prática imediata.

2. Use Recursos Visuais: Continue utilizando vídeos e, se possível, adicione diagramas e esquemas que ajudem a visualizar os conceitos.

3. Pratique Regularmente: A prática constante é essencial. Tente resolver exercícios ou criar algo novo com o que aprendeu.

4. Ensine Outros: Sempre que possível, compartilhe o que aprendeu com colegas ou em fóruns online. Isso reforça seu entendimento e pode trazer novas perspectivas.

5. Feedback: Busque feedback sobre suas soluções e projetos. Isso te ajudará a ajustar e melhorar continuamente.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudo!