2
respostas

setx não grava variável

Curso Windows Prompt: Utilizando o CMD

Boa noite, preciso de ajuda com a aula Configurando o Path, eu abro o CMD no modo administrador, digito o comando (abaixo) e retorna mensagem de êxito, então fecho o CMD e abro um novo, e ao consultar as variáveis com echo $path%, a recém criada não está lá.

Comando: setx path "%path%;C:\Users\Elaine\Desktop\prompt\bin" /M

Agrdeço desde já pela ajuda.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá Elaine. Tudo bem?

Parece que você está no caminho certo para adicionar uma nova pasta ao Path do sistema utilizando o comando setx. No entanto, há um pequeno detalhe no seu comando que pode estar causando o problema. Quando você utiliza o comando setx para modificar a variável de ambiente Path, o valor é atualizado no registro do sistema, mas não afeta as janelas do Prompt de Comando já abertas, apenas as que são abertas após a alteração.

Além disso, você mencionou que está usando echo $path% para verificar a variável, mas a sintaxe correta no Windows seria echo %path%. O símbolo $ não é utilizado para variáveis de ambiente no CMD.

Outra coisa importante é que o comando setx tem um limite de 1024 caracteres para o valor da variável. Se o Path já estiver muito longo, adicionar mais um caminho pode fazer com que ele seja truncado, e você pode acabar perdendo informações importantes. Por isso, é bom verificar se o Path atual não está muito extenso antes de adicionar mais um diretório.

Aqui está o que você pode fazer para tentar resolver o problema:

  1. Abra um novo Prompt de Comando como administrador após executar o comando setx.
  2. Digite echo %path% (sem o símbolo $) para verificar se a sua alteração foi incluída.
  3. Se o novo caminho não estiver lá, verifique o tamanho atual do Path com echo %path% | clip para copiar o conteúdo para a área de transferência e cole em um editor de texto para contar os caracteres.

Se você descobrir que o Path está muito longo, talvez seja necessário remover alguns caminhos menos importantes antes de adicionar o novo.

Espero que essas informações ajudem a resolver o problema com a variável Path. Lembre-se de sempre abrir um novo Prompt de Comando para verificar as alterações e usar a sintaxe correta para visualizar as variáveis de ambiente.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos!

Boa tarde! Obrigada pela resposta!

Eu escrevi errado e não havia notado, o comando que usei foi echo %path%, sem $ O comando foi em nova janela após ter fechado o cmd anterior (administrador).

Fiz a contagem dos caracteres de variáveis atuais, e deu 2224 caracteres... Infelizmente não há variáveis que eu possa excluir, então acho que vou ter que pular essa prática do curso.

Muito obrigada pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software