2
respostas

Setup de um Notebook para rodar o emulador

Olá, pessoal.

Meu laptop é velho e não roda o emulador do Android Studios. Estou louco para aprender a programar no Android.

Gostaria de uma ajuda em relação a um setup bacana pra rodar num tempo honesto o emulador do Android Studios, por exemplo, e trabalhar com ele.

Em tempo: estou disposto a investir uns 4k no meu novo laptop.

Desde já, muito obrigado pelo retorno.

2 respostas

Fala, Marcelo, beleza?

Cara, eu vou te passar o que eu uso aqui e funciona.

Eu sou usuário de arch linux, cpu AMD FX-8320E, mobo asrock n68-s3 fx, geforce 1050 Ti e 16 GB de RAM.

Meu processador já é uma arquitetura relativamente antiguinha e a minha mobo nem se fala. Sendo assim, se eu rodar o emulador do Android sem umas configurações especiais (eu faço o emulador rodar completamente na RAM, usando tmpfs e aproveitando que eu tenho 16 GB) o emulador roda, mas fica extremamente lento. Rodando na RAM, fica praticamente rodando num aparelho Android nativo.

O que eu recomendaria é qualquer setup que venha com um processador de uma geração mais atual (de preferência um i5 ou ryzen 5) e que tenha pelo menos uns 8GB de RAM, mas 16 GB pode fazer a diferença. Tem também o fator de você usar windows ou linux, né. A placa de vídeo pode ajudar a renderizar melhor também, talvez um gtx 1050 ou alguma equivalente. Tem também o fator SSD. O meu emulador Android tá num HDD. Se você conseguir colocar o emulador armazenado no SSD, aí seria excelente.

É uma pergunta que venho me fazendo. Eu não iria de i5, tentei e não rolava, desistir de passar raiva com a demora nem emulando pelo celular era legal. Meu setup atualmente ( Dell Inspiron 3583 - i7 8th Gen , 8GB RAM, 2TB HD e AMD Radeon 520 GDDR5 2GB.) roda bem o Android Studio, trava de vez em quando e demora um pouco o emulador. Já que uso vídeo aula aberta mais o AD e o emulador. Vou da um up colocando um SSD M.2 e mais uma memoria de 8GB. (acho que já melhora 100%). Esse not peguei ano passado 3K hj em dia está a 4K. Espera a black para ver se encontra algum notebook i7 de 8Gen p cima .