Olá João! Assim como você, estou cada vez mais me aperfeiçoando na linguagem e dúvidas como a sua são sempre boas para contribuir. Vamos lá:
1) Substitua sua forma de expressar get e set por método. Não é recomendado expressar os métodos como get/set (que é apenas uma convenção na forma de dar nome aos métodos). Esse primeiro passo irá ajudar no seu entendimento ao ler tutoriais/documentações e conversar com outras pessoas sobre a linguagem Java. Portanto, é importante você ter em mente o que é um MÉ-TO-DO.
2) Todo método pertence à uma classe. Logo, respondendo a sua pergunta, quando você desenvolve a sua classe você desenvolve nela os atributos(características) e métodos(comportamento). E no método main (onde é declarado na classe que você escolher para executar os programas), você irá criar os objetos (que vêm da classe que você desenvolveu) e trabalhar com os os atributos e métodos que você desenvolveu nessa classe.
3) A Programação Orientada à Objetos (POO) como um todo visa o reaproveitamento de código, produtividade, manutenção entre outros mais benefícios que você terá conhecimento com o decorrer do curso.
Bons estudo. Fique firme que você, assim como eu, chegaremos lá!
Nos vemos no topo ;-)