3
respostas

Servidores DNS

Ola! Li a opção de configurar o public DNS do google como explicado no link: https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using

A duvida é: por default, quem faz a conversão do nome do dominio para o ip? O provedor de internet? o registro,br?

O que eu quero dizer, é que quando uma pessoa simplesmente conecta seu computador a internet e digita um dominio essa conversão é feita automaticamente, em que camada? por que entidade?

Abs!

3 respostas

Oi Marcio!

Os provedores de internet possuem seus próprios servidores de DNS, quando vc se conecta à internet sem fazer nenhuma mudança, os servidores de seu próprio provedor são quem fazem a resolução de domínio pra você.

Abraços!

Maravilha! E existe alguma vantagem em usar por exemplo o servico de DNS do google (https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using) ?

Oi marcio! existem diversas vantagens em utilizar o servidor de DNS do google ou algum outro, falando bem por cima mesmo, algumas delas são:

  • velocidade na resolução do domínio
  • mais segurança contra ataques que envolvem servidores de DNS
  • maior certeza de que os domínios estarão sempre atualizados
  • alguns servidores de DNS oferecem serviços como Family Shield que proteje a rede de acessar sites com conteúdo impróprio (https://www.opendns.com/home-internet-security/)

você pode conferir as vantagens com um pouco mais de detalhes na própria documentação do google: https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/performance

abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software