Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

SERVIDOR WEB SEM ACESSO DAS VLANS

Nenhum pc acessa o servidor web apos eu criar as VLAN 30 nos switches e configurar o router. O que pode ser feito para que consigam acessar, sendo que refiz varias vezes o curso e sempre falha nessa aula Protocolos TCP e UDP.

4 respostas

Olá, Servio! Tudo bem com você?

Isso pode ser uma questão de roteamento ou de regras de firewall.

Primeiramente, verifique se o roteamento entre as VLANs está configurado corretamente. Você pode fazer isso utilizando o comando show ip route no seu roteador. Este comando mostrará todas as rotas conhecidas pelo roteador. Se você não vê uma rota para a VLAN 30, então você precisará adicionar essa rota.

Além disso, verifique as regras de firewall no seu roteador e nos PCs. Se houver alguma regra bloqueando o tráfego da VLAN 30 para o servidor web, você precisará ajustar essa regra.

Por exemplo, se você está usando o iptables como firewall, você pode verificar as regras atuais com o comando iptables -L. Se você ver uma regra que está bloqueando o tráfego, você pode removê-la com o comando iptables -D.

Lembre-se, é importante ter cuidado ao modificar as regras de firewall para não abrir brechas de segurança.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.
solução!

Bom dia Armano, Rapaz, deu certo, se soubesse o que era voce irá me matar. Eu não tinha informado os dados de IP fixo, DNS e Gateway no Server, dai realmente ficou sem possibilidade de conexão. Mas funcionou, inclusive, fui mais longe, nas listas de acesso e negação, tambem já estão funcionando corretamente.

Te agradeço a ajuda, abraço.

Olá, Servio! Tudo bem?

Muito bom que deu certo. Há muitos detalhes nesse processo de configuração mesmo, é comum deixarmos passar algo. Incluí o arquivo do projeto que construímos para o Instituto Inovae ao final do curso.

Assim, fica mais fácil analisar as configurações que implementamos e também explorar outras possibilidades.

Qualquer dúvida ou informação, estamos à disposição!

Grato, Lucas, abraço