3
respostas

Servidor sem acesso a conexão com internet

Olá a todos eu estou com um problema até então "inocente" mas que tem me atrapalhado muito.

Eu configurei um ip estático para minha máquina do servidor porém ele aponta que não há conexão com a internet, já testei várias formas possíveis e não consegui.

A única forma que funcionava era via NAT com DHCP

Já via Brigde (me falaram que é a mais recomendável) ele não pega nem como DHCP nem como estático.

Porém tanto NAT como Brigde eu consigo me conectar a uma pasta compartilhada na minha própria máquina (fora do servidor), porém não é possível pingar-la.

Eu poderia usar como NAT ou brigde com intenção apenas de aprendizado sem a conexão com a internet (não sei se é primordial para um servidor) usando um ip fixo.

Desculpa se enrolei muito, mas há uma solução para isso?

imgur.com/a/uxa58

E outra OBS é que estou usando vmware me aconselharam fortemente a usar ela, não sei se é por conta disso os meus problemas, se puderem me explicar o porque destes erros e uma possível solução dentro do vmware eu agradeço, em ultimo caso eu vou pro Virtual Box.

Obrigado!

3 respostas

Olá Keven, tudo bem?

Quando colocamos um endereço IP estático, estamos deixando de utilizar o endereço IP fornecido pelo servidor DHCP e com isso temos realmente a possibilidade de perder a conexão com a internet.

Uma das ideias para que sua máquina virtual receba um endereço IP do servidor DHCP que seria o roteador é configurá-la em modo Bridge, pois dessa forma, ela será uma "ponte" do seu computador e será interpretado como se fosse um novo dispositivo na rede. Estou colocando abaixo as configurações que poderiam ser feitas no Vmware para realizar a configuração em modo Bridge:

O primeiro passo é clicar em Edit e depois em Virtual Network Editor, para fazer mudanças clique em Change Settings.

Caso não tenha nenhuma VM vinculada ao modo Bridge, clique em Add Network e escolha uma VM. Uma vez que a VM for adicionada, mude as opções para Bridged (connect VM directly to external network) e em Bridge to escolha o dispositivo que você está usando (Wireless ou rede cabeada).

Depois, clique na máquina virtual importada. Na sequência clique na aba VM -> Settings . E em network adapter altere para Bridge. Depois seria somente inicializar a máquina.

Espero que funcione!

Abs

Certo Rafael, eu fiz aqui e eu acho que deve ter dado um conflito, pôs haviam 6 caixas marcadas de ínumeras coisas, inclusive VM, outras VM e outras redes criadas aqui.

Daí marquei apenas a que estou usando no momento (wifi) e consegui por usar tanto com DHCP quando ip fixo !

Muito obrigado

Poderia tirar mais uma dúvida sobre o porque usar VMWare quanto Virtual box? ou é uma questão de gosto pessoal?

E no mercado qual a VM ideal? ou é algo a ser levantada como necessidade para o que for ser usada?

Até mais, adoro suas aulas!

Olá Keven, tudo bem?

Na verdade, o Vmware e o VirtualBox cumprem objetivos parecidos, mas cada um focado para um mercado diferente. A VMware seria focado mais para o mercado comercia, por ser pago existe uma preocupação maior com o suporte e com disponibilização de uma linha de produtos que atenda as diferentes necessidades de um ambiente corporativo.

O VirtualBox seria focado mais para o consumidor final para a virtualização em desktop, sendo uma opção open source acaba não apresentando a mesma linha de produtos e suporte disponibilizados como a Vmware faz.

Muito obrigado, fico muito contente :)

Grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software