Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Servidor Node.js para Angular 2

O Servidor Node.js é de uso obrigatório apenas para o ambiente de desenvolvimento de aplicações com Angular 2? Quando a aplicação estiver pronta para ir para produção onde utilizará um server Apache, por exemplo, será necessário ainda o uso do Node.js em ambiente de produção?

5 respostas

Olá, Jorgito.

De fato não é necessário. Só se torna necessário caso você queira fazer o render do lado do server.

solução!

Jorgito!!!!!

Node.js só é "obrigatório" em ambiente de desenvolvimento. Qual o motivo disso? O curso de Angular 2 da alura foi lançado antes da versão final do Angular CLI, o cliente de linha de comando oficial do Angular. Aliás, ele esta em release candidate e deve ser lançado com o Angular 4.

Então, o Angular CLI depende do Node.js para você desenvolver, aliás, ele sobe um servidor automaticamente para você usando Wepack que depende, mais uma vez, de Node.js.

Sendo assim, se você quer desenvolver com Angular 2, você precisa do Node.js. No final, quando seu projeto estiver pronto para colocar no ar, você pode colocá-lo em qualquer servidor que achar interessante.

Não sei se você é marinheiro de primeira viagem em Angular 2 e SPA, se é, sugiro fazer primeiro o curso de Vue.js da Alura que lhe dará uma visão ainda melhor de questões como essa que você colocou. É apenas uma sugestão. Depois volte correndo para o Angular 2.

Sucesso e bom estudo meu aluno.

OBS: aliás, vi que você fez os cursos de Laravel. O criador do Laravel curte o Vue.js e incorporou no set dele. Saca só o twitte dele: https://twitter.com/taylorotwell/status/590281695581982720?lang=pt

OBS2: como desenvolvedor, é importante saber Angular 2, React, Vue para que você tenha maior leque de possibilidades e maior índice de empregabilidade.

Flávio, agradeço pela resposta que foi bastante esclarecedora e pelas dicas. Conheço os conceitos do Angular e de SPA porém só agora resolvi estudar mais afundo. Irei seguir sua sugestão sobre o curso de Vue.js Muito obrigado

Opa, tranquilo Paiva! Sucesso e bom estudo meu aluno!

Caramba! :-) Ficou muito boa a explicação Flavio.