1
resposta

Servidor DNS e Servidor WEB

Boa tarde galera. Uma dúvida: suponhamos que eu abra uma empresa de mkt digital e trabalhe com web design por exemplo (não seria um provedor de acesso a internet). Posso ter meu próprio servidor DNS?? Esse servidor serviria para rodar os sites dos clientes apenas em modo teste e também para identificar os outros hosts da rede da minha empresa?? Nesse caso eu teria registrado no meu DNS os domínios dos sites que estou produzindo e os rodaria apenas internamente na rede WAN da minha empresa para testes?? Esse DNS também seria útil para identificar os outros computadores da minha rede?? É isso?? Pra ver se eu compreendi as funcionalidades do DNS. Nessa situação um servidor web (MICROSOFT IIS por exemplo) serviria também para rodar os sites para testes?? Abraços e desde já agradeço.

1 resposta

Fala ai Thiago, tudo bem? Vamos lá:

Posso ter meu próprio servidor DNS?

Sim, você pode ser o seu DNS (domino) desde que ele esteja disponível e ninguém esteja utilizando ou já o tenha registrado/comprado.

https://registro.br/

Na RegistroBR você pode pesquisar para entender a disponibilidade do mesmo.

Esse servidor serviria para rodar os sites dos clientes apenas em modo teste e também para identificar os outros hosts da rede da minha empresa?

No servidor você pode ter quantos sites quiser e pode ser tanto para teste quando para produção.

Nesse caso eu teria registrado no meu DNS os domínios dos sites que estou produzindo e os rodaria apenas internamente na rede WAN da minha empresa para testes?

Depende, você pode trabalhar com o conceito de sub dominios (CNAME) que basicamente seria vários dominios para o seu dominio, exemplo:

matheuscastiglioni.com.br // dominio
blog.matheuscastiglioni.com.br // sub dominio / cname
stilize.matheuscastiglioni.com.br // sub dominio / cname

Esses sub dominios a gente pode mandar para qualquer servidor.

Esse DNS também seria útil para identificar os outros computadores da minha rede?

Também, é possível definir endereços para IP's especificos em uma rede.

Nessa situação um servidor web (MICROSOFT IIS por exemplo) serviria também para rodar os sites para testes?

Também, ele poderia rodar tanto os sites de testes quanto sites de produção.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software