1
resposta

Servidor DNS

Boa tarde.

Me surgiu uma dúvida ao pesquisar sobre servidor DNS na internet, encontrei a seguinte descrição para ele: "O servidor de DNS é um computador que recebe um nome e o converte em um IP". Se ao digitar um nome de um site qualquer no navegador o servidor DNS o converte em IP, precisamos do servidor DNS se soubermos o IP, melhor dizendo, se eu souber o IP, posso me conectar ao site?

Tudo que é pesquisado no navegar automaticamente passa pelo servidor DNS, certo? Ou seja, se eu digitar o nome de um site errado ele não vai saber seu IP então automaticamente não vou conseguir acessar o site, com isso se eu digitar um IP o servidor DNS vai encontra-lo, pois ele está esperando seu nome para buscar o IP e não o IP diretamente certo?

Obrigado.

1 resposta

Sim ! Caso saiba o endereço IP você poderá sim se conectar ao portal! O servidor DNS estará preparado para receber tanto o endereço DNS como o IP!

Você pode fazer esse teste no prompt de comando:

ping alura.com.br

Vai aparecer um IP 104.28.18.109, abra o navegador e digite:

//104.28.18.109

Ele vai para o portal da alura!

Logo os Servidores DNS são configurados para entender essa situação!!!

Bons estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software