Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Servidor conectado ao Switch conectado ao Roteador

Na instrução, o professor pede que conectemos o servidor ao switch conectado ao roteador ("Posteriormente conecte o Servidor ao Switch conectado ao roteador..."). É obrigatório sempre conectar o servidor aos switches conectados com algum roteador? Se sim, qual o por quê disso?

Grato =D

1 resposta
solução!

Olá Kássio, tudo certo?

Na verdade, podemos imaginar cada interface do roteador como uma rota diferente. Então, você poderia usar uma rota apenas para apenas um servidor (usando cabo cross), mas o uso de um switch serve para distribuir aquela rota ou rede. Você pode ligar o servidor diretamente, mas se for instalar mais um outro servidor, ou usará outra rota, ou terá que colocar um switch para expandir a rede.

Então, acredito que isso seria mesmo um modo de otimizar sua rede, afinal, roteadores são caros (quanto mais portas, mais caros ficam) e usar uma porta para apenas um terminal, soa como "desperdício de recursos". As vezes o modem do provedor de internet e um switch pode resolver o problema se a rede não precisar de várias rotas.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software