7
respostas

Servidor com Java

Oi, Minha dúvida eh a seguinte, fiz vários cursos de Java e MySQL, e usamos o Tomcat ou JBoss como servidor.

Queria saber se tem algum curso ou carreira que me ensine a após criada a estrutura do software a criar um servidor interno, onde posso interligar meu banco e minha aplicação diretamente da minha máquina, sem a nscessitar do eclipse, um sistema interno.

7 respostas

Hm, entendo Lucas, olha, os cursos de Framework como Spring, mostram basicamente como você faz o deploy do seu projeto em um servidor online como o Heroku por exemplo.

Pra você aprender a fazer isso localmente, eu recomendaria você dá uma olhada na carreira devops. Por que lá você aprende essas questões de Infra.

Tem muita coisa envolvida nesse assunto, desde empacotar sua aplicação em um Jar / War ( dependendo do processo do Java), configurar o acesso da rede, etc.

Dependendo do seu sistema operacional, você também vai querer configurar coisas específicas, como: o sistema deve iniciar como um serviço do windows assim que o windows estiver ligado. Ai já envolve outros conhecimentos, entende?

Não temos um curso específico, mas se vasculhar a categoria de infra, pode encontrar cursos que podem te ajudar.

A ta Vou dar uma olhada, é q meu sogro comprou uma loja, e me pediu pra criar um sisteminha pra ele controlar os produtos e as vendas, só q eu estudei mais java voltado a web, e no caso dele seria um servidor do computador dele apenas, pra ele controlar isso, e como sei q tem algumas coisas q são diferentes do web para estruturas internas eu queria um norte nos cursos pq estava sem saber kkkk

Bom dia Lucas. Eu penso o seguinte: Temos duas formas de resolver esse problema da loja, fazendo uma aplicação desktop, que não precisa de servidor nem de internet nem nada, você apenas instala no computador do seu sogro essa aplicação e o banco de dados e apenas ele tem acesso. OU, podemos criar uma aplicação web e deixar em um servidor(pode ser um computador na loja, pode ser um computador na nuvem como Amazon AWS), nesse caso a aplicação fica instalada nesse servidor e seu sogro iria acessar pelo navegador de alguma outra maquina por exemplo.

Então é importante entender essa diferença entre aplicação desktop e aplicação web.

Qual delas você acha que atenderia melhor?

Oi Guilherme,

Acredito que a aplicação desktop é mais adequado, por enquanto, afinal é apenas uma loja pequena, e o que ele quer e controlar os produtos via código de barra pra facilitar controle de estoque

Bacana Lucas. Nesse caso então você pode fazer os cursos de java, mysql e jdbc. Depois pode pesquisar por java swing.

Porém o meu conselho, é que independente do tamanho da aplicação, faça web. Mas dá uma olhada em aplicações java desktop com swing pra ver o que você acha

Bom Guilherme,

Eu ja estudei muita coisa de Java web e mysql, incluindo jdbc, mas nada relacionado a desktop, vou dar uma olhada em swing

Se serve de dica, na casa do código temos livro de JavaFX que também serve para criar aplicações desktop até onde lembro.