Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Servidor

Estou tendo dificuldades em instalar o meu servidor no computador (uso windows). Existe também alguma forma de eu usar um servidor de testes sem que eu instale algum programa? porque eu estudo no trabalho também e lá eu não posso instalar programas no computador.

3 respostas

Boa tarde, Filipe! Tudo bem, cara? =)

Infelizmente acho que não há uma forma de você fazer isso sem instalar o NodeJS na sua máquina... A menos que você possua conhecimentos em outras áreas, nesse caso você poderia ter uma máquina remota e instalar nela... E aí, você poderia acessá-la... O problema de fazer isso é que esse acesso costuma ser um pouco lento e, na minha opinião, não trivial... Além disso, de qualquer forma você precisa instalar o NodeJS na outra máquina, sacou? =|

Espero ter ajudado,

Fábio

solução!

Oi Felipe, tudo bem? Por causa de modulos do node que são utilizados tanto para a questão do servidor quanto outras extensões, você precisa pelo menos do node instalado. O Flávio já fez dessa forma para que ficasse mais fácil progredir com o curso e diminuir quantidade de problemas que pudessem surgir por questão de configurações diferenciadas nas maquinas dos alunos.

Contudo, se houve algum problema específico, posta a mensagem aqui que a gente procura uma solução. Mas sim, você precisa do Node pelo menos. E como ele mesmo mostra no inicio do curso, pra ter tudo funcionando você precisa executar dois comandos dentro do projeto:

npm install
npm start

Você precisa instalar Node.js versão PAR em sua máquina. Por exemplo, a versão V6.0.

Depois de instalá-lo, reinicie sua máquina. Daí, abra seu prompt e com o conhecimento que você já tem de prompt, dirija-se até a pasta alurapic. Para ter certeza, essa pasta tem o arquivo package.json. Estando dentro dela, pode executar os comandos que o Anderson passou para você:

npm install
npm start

Se algum der errado, você precisa compartilhar toda mensagem de erro que aparece no seu console. Mas por favor, não envie fotos porque ficam difíceis de analisar. Pode copiar e contar o conteúdo do terminal e colar aqui.

O servidor podia ser em PHP, Java, etc. Foi escolhido Node.js por ser o mais "fácil" de se instalar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software