Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Serviços x Microserviços

Sei que não é o foco desse curso, mas lendo a explicação sobre microserviços não consegui entender exatamente qual é a diferença e se existe alguma vantagem em relação a arquetetura orientada a serviços(SOA).

2 respostas
solução!

Oi Leonardo, tudo bom?

Os dois padrões arquiteturais tem bastante coisa em comum mesmo. Porém, algumas regras são mais especificas em micro serviços. Por exemplo, por mais que uma arquitetura orientada a serviços isole as responsabilidades de cada sistema não há a necessidade de garantir que um sistema funcione independente do outro.

Em micro serviços, por outro lado, precisamos garantir que cada serviço consiga operar e ser deployado independente do outro. Ou seja, nesse modelo, você tem como garantia a facilidade de deployar novas versões dos serviços com mais velocidade, já que um com certeza nao depende do outro. Facilitando bastante o processo de automação de deploy =)

Pensando em abrangência, a arquitetura de micro serviços está contida na arquitetura de serviços. Segue imagem de exemplo:

https://i1.wp.com/www.dineshonjava.com/wp-content/uploads/2017/01/microservices-vs-soa.png?resize=400%2C300&ssl=1

Abraço!

Muito Obrigado, André! Agora ficou mais claro :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software