6
respostas

Serviços OracleOraDB21Home1TNSListener e OracleServiceXE não iniciam

Olá bom dia!

Estou com problemas no Oracle XE 21c. Ele foi instalado conforme as instruções, porém verifiquei que os serviços Serviços OracleOraDB21Home1TNSListener e OracleServiceXE não estão em execução. O único serviço que está em execução é o OracleOraDB21Home1MTSRecoveryService.

Quando tento "startar" estes serviços, recebo a mensagem: "O Windows não pôde iniciar o serviço xxx em computador Local. Erro 1297: Um privilégio que o serviço requer para funcionar corretamente não existe na configuração de conta de serviço..."

Poderiam me auxiliar? Não estou conseguindo dar andamento no treinamento...

Desde já agradeço.

Célia

6 respostas

Olá, Celia, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente? Assim, poderei entender melhor o que pode estar acontecendo.

• O seu usuário possui privilégios de administrador ?
  • Os serviços estão com a inicialização automática ou manual?

Qualquer dúvida é só falar!

Aguardo o seu retorno!

Olá, Danielle, tudo bem e com você?

Em primeiro lugar, agradeço pelo retorno. Respondendo às suas perguntas:

• Sim, estou entrando como Administrador e ainda assim não consigo subir os serviços Oracle indicados.
  • Quase todos com inicialização automática. Apenas um está desativado, conforme imagem em anexo.

Minha configuração de máquina: Intel Core i5-8500T, RAM 8GB, Win 10 Pro

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Isso é bem estranho Celia, então, indico que tente verificar manualmente como está o status do Listener.

No prompt de comando, acesse o diretório de instalação do Oracle. Na minha máquina o diretório é C:\app\dani\product\18.0.0\dbhomeXE\bin>, e informe o comando:

lsnrctl status

Imagem do prompt de comando, onde o diretório de instalação da Oracle foi acessado e o comando lsnrctl status foi executado

Disponibiliza aqui pra gente o resultado do comando!

Qualquer dúvida é só falar!

Olá, Danielle, eis o resultado que obtenho com este comando:

Inicie o prompt de comando como administrador, e novamente acesse o diretório de instalação do Oracle, e execute seguinte comando:

lsnrctl start

Este comando, tentará iniciar o seu serviço listener.

Aguardo o seu retorno!