3
respostas

Serviço - - - OracleOraDB21Home1TNSListener não inicia

Olá, bom dia para todos!!

Estou com problemas no Oracle, ele foi instalado corretamente, porém verifiquei que o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener não está em execução. Os únicos serviços que estão em execução são o OracleOraDB21Home1MTSRecoveryService e o OracleServiceXE.

Quando tento iniciar o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener, recebo a mensagem que segue no print abaixo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Podem me dar uma ajuda? Não estou conseguindo dar continuidade no treinamento, pois não consigo conectar no servidor.

Desde já agradeço!

3 respostas

Oii Thiago, como você está?

Esse erro acontece quando o Listener não está funcionando. Para verificar, siga os seguinte passos:

1. Abra o prompt de comando como administrador.
  2. Navegue até a pasta bin dentro da pasta dbhomeXE. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
  3. Digite o comando lsnrctl status e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.
  4. Se o serviço estiver parado, digite o comando lsnrctl start e pressione Enter para iniciar o serviço.

Caso você receba mensagem de erro, o arquivo tsnames.ora pode estar com as configurações erradas. Pode haver algum conflito de porta, por exemplo. Sugiro que mude a porta e teste novamente.

Além disso, certifique-se de que o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener está configurado para iniciar automaticamente. Você pode verificar isso nas configurações de serviços do Windows.

Caso nada dê certo, uma solução mais eficaz pode ser desinstalar o Oracle completamente e instalar de novo. A desinstalação envolve alguns detalhes. Caso precise de uma ajudinha, me avise.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Larrisa!

Não consegui resolver o problema. Poderia me instruir no passo a passo da desinstalação do Oracle por gentileza.

Agradeço desde já a disponibilidade.

Oi, Thiago! Espero que esteja bem :)

O primeiro passo é realizar a desinstalação padrão, como a de qualquer outro programa. Vá ao Painel de Controle do Windows, na seção "Programas e Recursos". Procure pelo Oracle na lista de programas instalados, selecione-o e clique em "Desinstalar".

Além disso, é necessário excluir também as variáveis de sistema criadas pelo Oracle. Vou deixar aqui o passo a passo para a desinstalação completa:

1. Abra o Editor de Registro do Windows;

2. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle do editor de registros

OBS.: Ao clicar com o botão direito em cima da pasta, aparecerá a opção de excluir.

3. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle

4. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

excluindo todas as pastas de serviços que tem referencia ao Oracle

OBS.: Exclua apenas serviços que tem relação com o Oracle.

5. Reinicie o seu computador;

6. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

7. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

8. Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

9. Esvazie a pasta "C:\Temp";

10. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados. Reinicie novamente o computador e tente instalar novamente o Oracle XE Database.

Espero que dê tudo certo. Se precisar de alguma ajudinha, é só falar.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!