3
respostas

Serviço - - - OracleOraDB21Home1TNSListener não inicia

Olá, bom dia para todos!!

Estou com problemas no Oracle, ele foi instalado corretamente, porém verifiquei que o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener não está em execução. Os únicos serviços que estão em execução são o OracleOraDB21Home1MTSRecoveryService e o OracleServiceXE.

Quando tento iniciar o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener, recebo a mensagem que segue no print abaixo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Podem me dar uma ajuda? Não estou conseguindo dar continuidade no treinamento, pois não consigo conectar no servidor.

Desde já agradeço!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Oii Thiago, como você está?

Esse erro acontece quando o Listener não está funcionando. Para verificar, siga os seguinte passos:

1. Abra o prompt de comando como administrador.
  2. Navegue até a pasta bin dentro da pasta dbhomeXE. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
  3. Digite o comando lsnrctl status e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.
  4. Se o serviço estiver parado, digite o comando lsnrctl start e pressione Enter para iniciar o serviço.

Caso você receba mensagem de erro, o arquivo tsnames.ora pode estar com as configurações erradas. Pode haver algum conflito de porta, por exemplo. Sugiro que mude a porta e teste novamente.

Além disso, certifique-se de que o serviço OracleOraDB21Home1TNSListener está configurado para iniciar automaticamente. Você pode verificar isso nas configurações de serviços do Windows.

Caso nada dê certo, uma solução mais eficaz pode ser desinstalar o Oracle completamente e instalar de novo. A desinstalação envolve alguns detalhes. Caso precise de uma ajudinha, me avise.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Larrisa!

Não consegui resolver o problema. Poderia me instruir no passo a passo da desinstalação do Oracle por gentileza.

Agradeço desde já a disponibilidade.

Oi, Thiago! Espero que esteja bem :)

O primeiro passo é realizar a desinstalação padrão, como a de qualquer outro programa. Vá ao Painel de Controle do Windows, na seção "Programas e Recursos". Procure pelo Oracle na lista de programas instalados, selecione-o e clique em "Desinstalar".

Além disso, é necessário excluir também as variáveis de sistema criadas pelo Oracle. Vou deixar aqui o passo a passo para a desinstalação completa:

1. Abra o Editor de Registro do Windows;

2. Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle do editor de registros

OBS.: Ao clicar com o botão direito em cima da pasta, aparecerá a opção de excluir.

3. Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle

4. Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

excluindo todas as pastas de serviços que tem referencia ao Oracle

OBS.: Exclua apenas serviços que tem relação com o Oracle.

5. Reinicie o seu computador;

6. Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

7. Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

8. Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

9. Esvazie a pasta "C:\Temp";

10. Esvazie a Lixeira.

Tenha cuidado ao editar os registros do Windows, para não excluir os registros errados. Reinicie novamente o computador e tente instalar novamente o Oracle XE Database.

Espero que dê tudo certo. Se precisar de alguma ajudinha, é só falar.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!