2
respostas

Servico Intensificador x Servico de Apoio

Na questao referente a tambem possibilitar o acesso aos email externamente entendo que este seja um servico intensificador ao servico principal, que e o de ja se poder acessar emails internamente. Os servicos de Apoio seriam os servidores, banco, etc. Diante disso, a resposta correta, a meu ver, nao deixa duvida que e a referente a ser apenas Servico Intensificador ao inves de ser a alternativa que diz ser um servico a ser definido conforme levantamento.

Obrigado!

2 respostas

Oi Kleber,

Obrigada pelo feedback, vou encaminhar para o instrutor.

Caro Kleber,

Obrigado pela postagem.

Em termos conceituais seu entendimento do que representa um serviço de apoio e um intensificador está correto.

No entanto, conforme destacado na aula e na justificativa da resposta não temos detalhes da perspectiva do negócio pelo enunciado do exercício, para afirmar que de "maneira genérica" funcionários acessarem emails de fora da empresa são serviços de apoio ou intensificadores.

Para tal, teríamos que conhecer mais detalhes da natureza do negócio da empresa prestadora deste serviço.

Senão vejamos, imagine que o negócio da empresa seja a prestação de consultoria a clientes em diversas localidades considerando a emissão de relatório digital, após coleta de dados em campo. Ou seja, o funcionário que gerará o relatório (valor que será entregue ao cliente) precisará acessar seu email de fora da empresa para entregar o valor (enviar o relatório). Neste caso, o acesso ao email pelo ambiente externo seria no mínimo um serviço de apoio de entrega do relatório.

Em outras, palavras temos que sempre avaliar a classificação de um serviço de uma visão holística e para isso sempre precisamos ter detalhes do negócio. Caso contrário, só podemos considerar algo como um "serviço".

Esperamos, que este exemplo tenha te ajudado a refletir sobre o porquê a resposta correta no caso foi só "serviços".

Bons estudos e sucesso na certificação!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software