2
respostas

Services

Boa Tarde, Pessoal

Surgiu-me uma dúvida.

Qual seriam as vantagens e desvantagens de tratar o backend apenas como disponibilizador de serviços para serem consumidos por uma aplicação frontend.

Exemplo:

Tenho uma aplicação web sendo desenvolvida com Zend, que ao invés de retornar views, retornaria resultados de serviços consumidos por uma aplicação frontend desenvolvida em Angularjs.

Dúvida: é possivel e recomendado a aplicação cliente enviar como serviço uma informação para que o backend grave no banco de dados? É viavel, gostaria de poder continuar a principio desenvolver com Zend e Angular

Espero ter me expressado de forma clara.

Aguardo um feedback

Abraços

Thiago Fazzi

2 respostas

Olá Thiago,

Não existe nenhum problema, desde que essa tenha sido a arquitetura escolhida, muitas empresas as vezes tem a necessidade de ter aplicações que não tem páginas web, algumas por exemplo usam o mesmo backend para alimentar multiplas aplicações, como por exemplo ter uma API em REST ou SOAP ou Sockets para alimentar uma aplicação web javascript e uma aplicação móvel em swift ou java(android), ou até mesmo para alimentar outras aplicações Backend.

Isso é normal, e deve ser pensado dentro de sua necessidade, no momento em que estiver montando a arquitetura da sua aplicação.

Muito obrigado Rafael, suas observações serão de grande valor, para que eu possa continuar minha jornada

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software