Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Server e Switch Root

Ao seguir os procedimentos, notei que o Servidor é ligado ao Switch que está conectado diretamente ao Roteador. Por sua vez, este mesmo Switch é o Root para as vlans 10 e 20.

Contudo, depois da implementação do servidor, verifiquei se este Switch também era Root para a vlan 30, e notei que não:

 Switch#show spanning-tree vlan 30
VLAN0030
  Spanning tree enabled protocol ieee
  Root ID    Priority    32798
             Address     0001.C953.164A
             Cost        19
             Port        6(FastEthernet0/6)
             Hello Time  2 sec  Max Age 20 sec  Forward Delay 15 sec

  Bridge ID  Priority    32798  (priority 32768 sys-id-ext 30)
             Address     000D.BDC2.B3A4
             Hello Time  2 sec  Max Age 20 sec  Forward Delay 15 sec
             Aging Time  20

O switch o qual foi conectado o servidor só é root pois foi alterado para tal nas aulas anteriores. Haveria algum problema em fazer a mesma alteração para a vlan 30?

Ainda: O servidor poderia ser conectado a qualquer um dos 3 switches do projeto, ou só àquele que está conectado ao Router?

Obrigado.

2 respostas
solução!

Olá Thiago!

Na verdade recomenda-se que o switch "principal" seja sempre root. Pois é ele que vai conectar o roteador e sempre precisará passar por ele a maior parte do tráfego de dados. Geralmente é esse switch que é mais "parrudo" e que, por isso, invariavelmente todo o tráfego passa por ele.

É recomendado fazer a alteração na VLAN 30 para ser root também.

Neste caso é só alterar a própria prioridade para que esse switch sempre seja root. Com o comando spanning-tree vlan 30 priority 0 fará com que seu switch seja root na vlan 30.

Quanto a última pergunta, o recomendado é que o servidor fique perto do roteador, afinal é ele que vai garantir ou negar acesso ao servidor. Colocando o servidor conectado em outro switch poderia ter um custo muito alto para a rede. Mas é claro, que numa rede deste tamanho esse custo não ficaria muito alto, mas o caminho que os pacotes viajam é bem bizarro, por isso eu acredito que ao ficar perto do roteador faça mais sentido.

Espero ter ajudado!

Esclareceu minhas dúvidas. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software