Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Série temporal

Estou utilizando o Excel Web para a realização do exercício e estou encontrando dificuldades para acertar o gráfico. Como proceder para corrigir esse problema?
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Ei, Dieter! Tudo bem?

Ao testar por aqui notei que se selecionarmos ambas colunas de forma livre, sem limite, ela vai caputar células vazias também dessas colunas, o que pode causar uma dificuldade de interpretação no Excel ao fazer o gráfico. E foi o que aconteceu por aqui, veja como ficou meu gráfico:

Captura de tela do Microsoft Excel mostrando uma planilha com dados de vendas e um gráfico de linhas embutido. A planilha contém colunas com datas, tipos de cliente, regiões (Tocantins, Nordeste) e valores. O gráfico exibe duas linhas: azul para “data da venda” e laranja para “quantidade”, com o título “Título do Gráfico”. Uma seta vermelha aponta para o lado direito do gráfico. Células B3 e L3 estão destacadas em vermelho.

Depois, selecione ambas colunas novamente, mas no exato limite que os dados acabam e gerei o gráfico. Deu certo!

Captura de tela do Excel com planilha de dados de vendas e um gráfico de linha azul intitulado “quantidade”. O gráfico mostra valores oscilando entre 0 e 7 ao longo do tempo (2013-2014). Células na coluna B (datas) e coluna L estão destacadas. Uma seta vermelha aponta para o lado direito do gráfico.

Teste por aí também dessa forma! Esse comportamento não é um erro, é consequência da forma como o Excel Web interpreta intervalos muito grandes contendo muitas células vazias. Por isso, para reproduzir os gráficos das aulas, normalmente o ideal é selecionar apenas a região que contém dados.

Espero ter ajudado e conte sempre conosco.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado