Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Seria tarde demais?

Olá, me chamo Artur, tenho 23 anos e sou licenciado em história. Decidi me matricular no Alura porque estava insatisfeito profissionalmente, e além disso as recentes mudanças na educação realizadas pelo governo federal vieram a dificultar, e muito, a prática da docência em um futuro próximo. Por isso pergunto à comunidade da alura, seria 23 anos tarde demais para tentar carreira como programador?

Obs.: Como eu possuía conhecimento zero sobre o assunto, ainda não sei qm que quero me especializar. No momento estou fazendo o curso de lógica de programação com JavaScript

5 respostas

Oi Artur, tudo bom?

Eu não acredito que haja idade minima para começar a aprender algo. Um exemplo bom de alguém que começou "tarde" e virou referencia foi o majour que iniciou o estudo de desenvolvimento web com 56 anos e hoje tem diversos livros publicados sobre HTMl, CSS e Javascript.

Você está começando pelo ponto certo, lógica de programação é a base de tudo. Te aconselho dar uma olhada nas carreiras de Front-end e Back-end após passar pelo curso de lógica. Assim você pode ver o que você gosta mais e ir se aprofundando a partir disso =)

Abraço e bons estudos!

Oi Artur, tudo bem ?

Cara, a idade que você está não é um empecilho, você vai ter que se dedicar bastante, para poder acompanhar o mercado hoje.

Depois de lógica de programação você precisa escolher uma linguagem de programação, recomendo que veja as vagas que tenha na sua cidade e nas cidades próximas, para você conseguir ter um engajamento maior.

Espero ter ajudado !

Bons estudos e o que precisar pode abrir uma nova dúvida aqui no fórum !

Abraços

solução!

Boa tarde, Artur! Tudo bem com você? =)

Cara, acho que dizer que é tarde demais ou não sempre cai naquele velho clichê, em que "nunca é tarde demais para se fazer o que gosta". Rs...

O pior é que, sendo clichê ou não, é uma verdade. Aqui na Alura, mesmo, ou nos cursos presenciais da Caelum, diversos alunos tem a sua idade... Ou mais!

A parte boa você já começou: começar a estudar! E começou bem! Lógica de programação é a porta de entrada para o mundo de desenvolvimento, seja desktop, mobile, web... Ou o que você quiser! Isso porque a lógica não muda! Não importa se você quer criar um sistema de banco ou uma simples agenda de contatos... A forma lógica de se pensar é sempre a mesma, o que mudará é a sintaxe de cada linguagem, do que você optar por seguir. =)

E como você ainda não sabe em que se especializar, vá estudando... Você tem uma infinidade de coisas para ver e gostar. Rs...

Só algumas dicas:

• Muitas pessoas optam por seguir o desenvolvimento web, que é engloba a parte de criação de sistemas... Ainda assim, geralmente dividimos essa área em duas: Back-End e Front-End. A primeira é a área que também chamamos de Server-side, pois o desenvolvedor desenvolverá no lado do servidor, ou seja, onde as regras de negócio devem ser executadas. Algumas linguagens são Java e C#. No lado do Front-End, ou Client-Side, é onde o desenvolvedor mexerá com HTML, CSS e JavaScript para montar as interfaces, as páginas que o usuário acessa.

• Se optar pelo desenvolvimento mobile, você ainda pode escolher entre o desenvolvimento para iOS, com Objective-C e Swift, ou pode ir para o lado do Android, usando Java.

Essas duas grandes áreas são bastante procuradas... Dá uma olhada em cada uma e vê o que você acha que mais irá gostar. =)

Como você é novo na plataforma, gostaria de dar as boas-vindas! Espero que você goste dos cursos e que consigamos atender às suas necessidades...

Ahh, e qualquer dúvida que você tiver ao longo dos seus estudos, não deixe de postar por aqui para que possamos ajudá-lo!

Abraço e bons estudos,

Fábio

Muito obrigado a todos que respoderam. Independente de qual será minha especialização, no momento eu tenho certeza de que não vou parar de estudar.

Espero que no futuro não tão distante eu possa seguir carreira como desenvolvedor : )

Artur,

Boa! Você vai entrar numa área viciante em que quanto mais você estudar, mais você vai querer estudar... Rs.

Quando finalizar os cursos de lógica de programação, dê uma olhada em cada uma de nossas carreiras e tente fazer um ou outro curso de cada uma delas. Assim você começa a ter uma ideia do que vai querer fazer mais para frente. =)

Abraço e bons estudos,

Fábio