1
resposta

Ser lider versus Reputação

Em minha opinião, ser líder é acreditar em algo e batalhar para alcançar, mesmo as pessoas impondo uma série de empecilhos. Um líder só alcança se ele for fiel ao projeto até ao fim e entre trancos e barrancos, conseguir driblar as dificuldades. Acredito que liderar por resultado é mais complicado, porque os diretores, infelizmente, mensuram por números e não por pessoas e esforço. Esse tipo de líder precisa ser mais incisivo, não pode ser muito maleável a desculpas dos colaboradores por não terem conseguido alcançar o alvo. Concluo que lider não será bem visto, pois é ele quem cobra, quem dá bronca, quem exige alternativas para um resultado melhor. O líder se torna menos chato quando é participativo, escuta seus colaboradores e os encoraja a batalhar.

1 resposta

O que eu tiro da sua fala e concordo é que uma liderança é mais aderente em uma organização que tem um terreno fértil para esse tipo de relação. Ambientes tóxicos não costumam ser conhecidos por ter bons líderes, e sim pessoas que mantém uma relação vassalar com seus colaboradores. A questão da cobrança é um pouco mais complexa. Em uma liderança participativa existe pouca necessidade desse tipo de ação, pois além de estar ciente do processo em andamento o líder será requisitado para tirar os bloqueios e saberá as limitações da equipe. Um líder distante será "mal visto", porque não foi transparente com a sua equipe. Um líder presente estará em feedback constante com a sua equipe. Por fim, sempre haverá quem vê seu líder com desconfiança, mas esse é um tema mais profundo.