2
respostas

Ser líder, liderando pelo exemplo ou arrastando pela imposição?

Este seria o paradoxo não compreendido, por muitas lideranças da atualidade?

2 respostas

Assim como somos pessoas diferentes, temos estilos de liderança diferentes. Temos também as situações diferentes. Dentro desse balde de opções um profissional capacitado e experiente vai escolher o tipo de liderança mais adequado. Mas sendo prático, podemos dizer que se você vê uma atitude X de um líder, provavelmente vai em uma mesma situação reproduzir essa atitude X ao invés da Y que é totalmente contrária à atitude X. Assim, o exemplo é um ótimo ponto de partida.

Eu trabalho com a pirâmide invertida. Já fui líder sem ser chefe e sei das dificuldades da base quando se tem um líder que não olha para baixo. O trabalho flui muito melhor quando se tem um líder servidor, que busca saber as necessidades dos subordinados. Isso aliado ao que Ronald escreveu, o líder é o exemplo a ser seguido. Por isso é importante que ele tenha legitimidade em relação ao grupo não queira impor sua autoridade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software