3
respostas

Ser boa ouvinte

Excelente este curso, estava precisando, estou empenhado em melhorar minha comunicação, e agora entendo o que melhorar e o caminho a seguir para isso. Ser bom ouvinte então é muito mais que um ruido, é se fazer presente, é estar atento à intenção da mensagem então é compreender o outro e a sua mensagem sem interromper por achar que já tem a resposta, ser paciente e atento?

3 respostas

Muito interessante essa abordagem. o ouvir muitas vezes é mais preciso do que falar. Nunca tinha visto dessa perspectiva.

Sim, realmente são aprendizados muito válidos, muitas vezes saber escutar vale mais do que ficar falando as coisas certas o tempo tudo, a comunicação é uma via de mão dupla!

Leandro, gostei da forma como você colocou a escuta como presença, porque na prática esse é o ponto mais difícil.

No meu dia a dia, percebo que o desafio não é entender que precisamos ouvir mais, mas conseguir sustentar essa escuta quando a conversa está mais acalorada. Em muitos momentos, a gente já começa a montar a resposta antes do outro terminar, e aí deixa de escutar de verdade.

Tenho tentado trabalhar isso criando um pequeno intervalo antes de responder e, principalmente, validando o que entendi antes de argumentar. Algo simples como ‘deixa eu ver se entendi seu ponto…’. Isso já reduz bastante o ruído e melhora a qualidade da conversa.

Ser bom ouvinte, para mim, tem estado mais relacionado a não concluir antes da hora do que simplesmente não interromper.

Obrigado pela reflexão.