Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ser Ágil é assumir o retrabalho?

A mudança de mindset tem seu tempo! E de primeira o que me vem a mente é que ao assumir uma "dor" por vez, encontraremos vários retrabalhos pelo caminho, que podem onerar o projeto ou gerar desconforto no cliente.

Ao lidar com um cliente com uma mentalidade mais waterfall, mesmo combinando previamente as pequenas entregas, feedbacks e tal, pode acontecer dele não sentir as entregas de valor? ou é algo muito dificil de acontecer?

1 resposta
solução!

Erika, tudo bom?

Por experiência, a dificuldade dura até a primeira entrega em produção. Principalmente aqueles clientes acostumados a receber uma documentação extensa e no final não receber exatamente aquilo imaginado. Outro ponto importante será quando ele ver que se enganou com alguma funcionalidade e pedir para mudar. No método tradicional isso iria para uma change request que é um tormento dependendo da funcionalidade. No Ágil no máximo um mês (uma Sprint) será "desperdiçada" no caso de uma mudança muito brusca e isso não será algo ruim.

Claro, esse é o lado mais comum. Pode acontecer do cliente não gostar? Pode! Pode acontecer da equipe não gerar o valor necessário? Pode! O Ágil é um aprendizado, melhoria contínua. Ao mesmo tempo é transparente, todos os envolvidos sabem o que está acontecendo, mesmo que sejam coisas ruins acontecendo. No tradicional, problemas demorariam muito a serem detectados e quando detectados poderia ser o fim do projeto.