Acredito que ser uma pessoa ágil é se adaptar as mudanças de maneira rápida, buscando as resoluções dos problemas. Isto é, ser ágil é ser eficente, ao passo em que conclua metas menores (fugindo então do conhecido waterfall), trabalhando em conjunto, saber sobre o fluxo das tarefas, ter foco e validar o caminho certo. Assim conseguindo entregar um resultado ao cliente da forma mais rápida possível, e consequentemente ter um feedback para poder realizar as melhorias necessárias.
Acredito que algumas pessoas confundem ser ágil com se apressar, "com correria". O que não é verdade pois, ser ágil é concluir a tarefa em tempo hábil, de forma eclética. Onde você se permite seguir o raciocínio e a lógica de seu cliente dividindo as tarefas por partes, trocando feedbacks com seu cliente, para assim conseguir traçar a melhor estratégia para o cumprimento das funções cabíveis gerando entrega, qualidade e satisfação. Penso eu que podemos utilizar 3 qualidades (interesse, boa vontade e Iniciativa). Se tem interesse, você busca informação "solução, (você pesquisa). Se tem boa vontade você resolve e se não consegue busca, invés de reclamar e de se entregar dizendo que não consegue. E se tem iniciativa, tomamos partido, nos prontificamos a solucionar o problema sem ficar esperando sempre que o outro faça. "INTERSSE, BOA VONTADE e INICIATIVA"
Sim você está certíssimo, mas ao mesmo tempo eu sinto que a idéia de "Agilidade" pode deixar confuso! Pois se focarmos SOMENTE na "rapidez", naquela entrega rápida ao pé da letra, sem prestar atenção nos outros critérios já citados acima, obviamente pode surgir problemas, geranrar a insatisfação e até negatividade. Acredito que deve sim ser algo menos demorado, mas claro com o nível de dedicação e vontade lá no alto, pois em primeiro lugar vem o cliente e a satisfação dele.
(Claro que é somente minha opinião, e posso dizer que não sou a melhor no assunto, mas tento compreender da melhor forma possível).